sexta-feira, abril 25, 2025
spot_img
InícioMogi das cruzesCâmara Municipal de Mogi das Cruzes aprova Moção de Apelo para desassoreamento...

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprova Moção de Apelo para desassoreamento do Rio Tietê

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n.º 66/2025, de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos), que faz um apelo ao Governador do Estado de São Paulo, Paulo Tarcisio Gomes de Freitas (REP), para que sejam adotadas providências efetivas para o desassoreamento e recuperação do Rio Tietê.

A propositura destaca a situação crítica do rio, um patrimônio ambiental e histórico, devido ao acúmulo de sedimentos, poluição e degradação ao longo dos anos. O texto ressalta que o assoreamento acelerado tem reduzido a profundidade e a capacidade de vazão do rio, agravando enchentes na Região Metropolitana de São Paulo.

“O desassoreamento é essencial para prevenir enchentes, garantindo maior vazão do rio em períodos de chuvas intensas; melhorar a navegabilidade, permitindo futuros projetos de transporte hidroviário; recuperar ecossistemas, beneficiando a fauna e flora aquáticas; garantir segurança hídrica e assegurar o uso sustentável dos recursos do rio. Aliás, o desassoreamento do Tietê deveria ser constante. Ali na beira do Clube Náutico é possível ver o curso d’água repleto de entulhos e sujeiras. Infelizmente, as pessoas não respeitam o rio. É preciso cuidar mais do Rio. Queremos chamar a atenção do governador, para que ele não se esqueça da nossa Cidade”, afirma o vereador Marcos Furlan.

A Moção aprovada apela para que o Governo do Estado priorize o desassoreamento em trechos críticos do rio, especialmente na região de Mogi das Cruzes e cidades ribeirinhas com histórico de enchentes.

Furlan também pleiteia que haja ações de dragagem, contenção de erosão e recomposição de margens. Outro pedido é um reforço na fiscalização e responsabilização de indústrias e municípios que descartam resíduos irregularmente no rio.

A Moção sugere que sejam feitas parcerias com universidades e empresas especializadas para implementar tecnologias de despoluição e manejo sustentável de sedimentos. Aprovada por unanimidade, a iniciativa será encaminhada ao governador, aos deputados estaduais Marcos Damásio (PL) e André Luis do Prado (PL), bem como à secretária Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, Patrícia Cesare dos Santos Oliveira.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos

Brigadeiro de Cenoura

Palavras ao vento!!

BEM TE VI

TRABALHO