Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n.º 66/2025, de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos), que faz um apelo ao Governador do Estado de São Paulo, Paulo Tarcisio Gomes de Freitas (REP), para que sejam adotadas providências efetivas para o desassoreamento e recuperação do Rio Tietê.
A propositura destaca a situação crítica do rio, um patrimônio ambiental e histórico, devido ao acúmulo de sedimentos, poluição e degradação ao longo dos anos. O texto ressalta que o assoreamento acelerado tem reduzido a profundidade e a capacidade de vazão do rio, agravando enchentes na Região Metropolitana de São Paulo.
“O desassoreamento é essencial para prevenir enchentes, garantindo maior vazão do rio em períodos de chuvas intensas; melhorar a navegabilidade, permitindo futuros projetos de transporte hidroviário; recuperar ecossistemas, beneficiando a fauna e flora aquáticas; garantir segurança hídrica e assegurar o uso sustentável dos recursos do rio. Aliás, o desassoreamento do Tietê deveria ser constante. Ali na beira do Clube Náutico é possível ver o curso d’água repleto de entulhos e sujeiras. Infelizmente, as pessoas não respeitam o rio. É preciso cuidar mais do Rio. Queremos chamar a atenção do governador, para que ele não se esqueça da nossa Cidade”, afirma o vereador Marcos Furlan.
A Moção aprovada apela para que o Governo do Estado priorize o desassoreamento em trechos críticos do rio, especialmente na região de Mogi das Cruzes e cidades ribeirinhas com histórico de enchentes.
Furlan também pleiteia que haja ações de dragagem, contenção de erosão e recomposição de margens. Outro pedido é um reforço na fiscalização e responsabilização de indústrias e municípios que descartam resíduos irregularmente no rio.
A Moção sugere que sejam feitas parcerias com universidades e empresas especializadas para implementar tecnologias de despoluição e manejo sustentável de sedimentos. Aprovada por unanimidade, a iniciativa será encaminhada ao governador, aos deputados estaduais Marcos Damásio (PL) e André Luis do Prado (PL), bem como à secretária Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, Patrícia Cesare dos Santos Oliveira.