Grupo participou de reunião de alinhamento com chefe de equipe do Núcleo de Gerenciamento de Emergência
A Defesa Civil de Poá realizou uma visita técnica à sede estadual, instalada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na última quarta-feira (23), para uma reunião de alinhamento que tratou sobre a atuação e ações do órgão no município. No local, o grupo foi recebido pelo Chefe de Equipe do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual, o segundo-sargento da Polícia Militar Levy Rodrigues da Silva Junior.
Durante o encontro, os integrantes da Defesa Civil de Poá conheceram o espaço e as ferramentas tecnológicas utilizadas no Núcleo de Gerenciamento de Emergência, que tem como principal função coordenar as ações em situações de emergência e desastres, garantindo uma resposta rápida, organizada e eficiente.
“Essa visita foi importante para alinharmos as ações com a Defesa Civil do Estado. Desde o início da nova gestão nosso grupo está em processo de capacitação constante, o que sem dúvida garantirá um atendimento ágil e eficaz para nossa população em caso de alguma necessidade envolvendo as chuvas, nos meses mais quentes, ou incêndios, mais comuns nos períodos de estiagem”, declarou coordenador da Defesa Civil de Poá, Tiago Correa.
Operação SP Sem Fogo
Nos dias 01 e 02 de abril a Defesa Civil de Poá participou de um simulado da Operação SP Sem Fogo para preparar os agentes poaenses na gestão de incêndios florestais. O treinamento contou com aulas teóricas, no Palácio dos Bandeirantes, e práticas, no Parque Estadual do Juquery.
A operação, realizada pelo Governo do Estado, contou com a participação da Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) e das Secretarias Estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
O evento marcou o início da Fase Amarela da operação, que visa intensificar as ações preventivas e de preparação. “É uma capacitação muito importante, pois prepara os nossos agentes para o combate a focos de incêndio, principalmente nos meses de outono e inverno, quando ocorre um período de estiagem prolongada. Nosso compromisso é dar todo suporte para que a Defesa Civil se prepare cada vez mais e esteja pronta para atender nossa população da melhor forma ”, destacou o prefeito Saulo Souza.