Uma reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura da Prefeitura de Ferraz na tarde desta segunda-feira, dia 28, discutiu a revitalização no Calçadão da XV de Novembro. O secretário da pasta, Daniel Balke, e sua equipe detalharam a 12 dos 17 vereadores a programação prevista para o centro da cidade, nos lados sul (Avenida Brasil, XV de Novembro e Otávio Rodrigues Barbosa e imediações) e norte (Godofredo Osório Novaes, Praça da Bíblia e Praça Afonso Carlos Fernandes), como melhorias para incentivar o desenvolvimento econômico.
Dentre as ações previstas estão o projeto ‘Centro Mais Vivo’ (novo conceito para o calçadão com o resgate do centro da cidade; totens eletrônicos; IPTU Progressivo, entre outros, inclusive com a instalação de quiosques com produtos e serviços; feiras para movimentar a região central e atividades culturais. Das ações imediatas já realizadas estão reuniões mensais do Centro Mais Vivo, todas as segundas terças-feiras do mês, no período da tarde, em quem os vereadores foram convidados a participarem.
Além disso, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Ferraz, está realizando um levantamento para avaliar o que é possível melhorar na área central; será posteriormente realizada uma pesquisa em campo com os comerciantes que poderão apontar problemas e fazer sugestões de melhorias para o centro da cidade.
O secretário fez um diagnóstico de tudo o que a pasta está realizando em termos de projetos para toda a cidade e afirmou que desenvolver o centro é a prioridade da Prefeitura de Ferraz.
Dos 17 vereadores, 12 estavam presentes: o presidente do legislativo Hodirlei Martins, (o Mineiro); Selma Francisca dos Santos (Professora Selma); Anderson dos Santos (o Anderson do Depósito); Renatinho Ramos; Alexandro Santos Alves (Teteco), Ewerton Inha; Diego Pinheiro de Souza (Diego de Souza); José Juca de Araújo Neto (Juca do São Judas); Cláudio Squizato; Marcos Antonio Castelo (Ratinho); Eliel de Souza (Eliel Fox) e Válter Costa Fernandes (Valtinho do Som).