Por meio do projeto ‘Suzano Mais Praças’, a administração municipal poderá viabilizar intervenções em 50 áreas públicas; além das novas, outras 18 deverão ser revitalizadas
Durante o evento que marcou o lançamento do programa “Bairros + Completos”, no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação anunciou a intenção de garantir a construção de 32 novas praças na cidade por meio do programa “Suzano Mais Praças”.
Com este instrumento, a administração municipal poderá viabilizar intervenções em 50 áreas públicas, contando as novas e outras 18 que seriam revitalizadas a partir dos projetos sustentáveis que estão sendo idealizados. A meta é garantir a construção de, ao menos, 16 até 2028 e revitalizar outras quatro no mesmo período. Uma delas é a praça do Miguel Badra, cujas obras já estão em andamento.
A chegada desses novos programas é resultado dos esforços destinados à implantação das diretrizes e das orientações propostas no âmbito do Plano Diretor de Suzano, que foram elaboradas a partir de 2017, sob a condução do então prefeito Rodrigo Ashiuchi.
A atividade que marcou a apresentação da proposta, nesta segunda-feira (28/04), pela diretora de Planejamento Territorial, Eliene Coelho, ainda contemplou a assinatura de termos de cooperação junto a dois representantes da iniciativa privada que promoverão a “adoção” das Praças Padre Cícero, na região do Boa Vista, e da Praça Wanda Benvenuti Umbriaco, que fica no Jardim Quaresmeira II. Essa parceria possibilitará que os comerciantes Doriedson Ribeiro de Oliveira e José Ronaldo do Nascimento contribuam com ações de manutenção desses pontos.
O programa “Suzano Mais Praças” visa alcançar uma cidade mais humana e saudável, a partir da implementação do Sistema de Áreas Livres e Verdes e do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, que foram elaborados em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Pela avaliação das características da cidade, que já tem 70 praças, foi proposta a implantação de um conjunto significativo de novos espaços com esta finalidade em todo o município.
Uma das ações consideradas neste programa foi o projeto “O que tem atrás desse muro?”, que acolheu os anseios da comunidade escolar, buscando agregar elementos sugeridos por alunos e professores, identificados a partir de materiais desenvolvidos pelas próprias crianças. Com registros, avaliações, diálogos e visitas, foram pensadas soluções para articular as demandas de meio ambiente, infância e gênero nas imediações das Escolas Municipais Professor Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; José Braz Neto, no Jardim Quaresmeira II; e Odário Ferreira da Silva, no Jardim Belém.
O resultado foi a elaboração de projetos que visam a materialização dos sonhos desenhados pelas crianças, o acolhimento dos seus cuidadores na praça e o acesso universal ao espaço público, verde, seguro e inclusivo, em especial para crianças, mulheres e idosos, além da educação e da conscientização sobre a mudança do clima.
Essas três praças integrarão o conjunto das 50 áreas verdes de lazer que serão revitalizadas e construídas. Estes espaços se somarão às praças já existentes, garantindo a consolidação de mais de cem locais destinados à socialização e ao aumento da cobertura vegetal na cidade. Haverá um acréscimo de 163 mil metros quadrados (m²) de áreas verdes por conta dessa iniciativa.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que as praças respeitarão o viés sustentável. “Mais do que uma área de lazer, buscamos conceber projetos que contemplassem as questões ambientais e que se adequassem às necessidades das comunidades em que as mesmas estão inseridas. Por isso, estivemos nas escolas para ouvir as crianças e saber o que seria mais indicado para cada realidade”, ressaltou Vieira.
Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi frisou a relevância deste programa, que foi elaborado a muitas mãos e terá o acompanhamento da comunidade. “Tivemos a parceria da FAU Mackenzie para elaboração dos projetos que darão suporte para a iniciativa, e caminharemos ao lado da população por meio desta possibilidade de “adoção” das praças, que nos dará mais condições de manter as mesmas sempre bem preservadas. É mais uma importante conquista da prefeitura, que proporcionará mais áreas de lazer e aumentará a cobertura vegetal em nossa cidade, melhorando a drenagem nos bairros e melhorando o clima para toda a população”, declarou o chefe do Executivo municipal.