sexta-feira, maio 23, 2025
Google search engine
InícioSuzanoFestival de teatro de bonecos começa com apresentação do espetáculo ‘Serei Sereia?’

Festival de teatro de bonecos começa com apresentação do espetáculo ‘Serei Sereia?’

Atração que encantou o público nesta quinta-feira (22/05), no Teatro Dr. Armando de Ré, dá início a uma série de exibições que se estenderão até o sábado da próxima semana (31/05)

O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, localizado no centro da cidade, recebeu nesta quinta-feira (22/05) a primeira a apresentação do Festival “Vida de Bonecos”, que será desenvolvido até o sábado da próxima semana (31/05), por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Laboratório de Manipulação, a partir do projeto “Laboranecos”. A abertura das exibições ficou por conta do espetáculo “Serei Sereia?”, que encantou o público com a adaptação do livro de mesmo nome da autora Kely de Castro.

A releitura da obra, por meio da performance da Cia TRUkS, contou a história da menina Inaê, que nasceu com o desafio de superar suas dificuldades de mobilidade. Assim, como foi contado, Inaê viveu entre um mundo de fantasia, em que ela era considerada pela mãe a “Princesa do Reino do Fundo do Mar”, e a sua condição de criança cadeirante.

Além dos desafios diários impostos pela falta de acessibilidade, a protagonista também precisou enfrentar preconceitos. A Cia TRUkS, com os bonecos, interpretou a trajetória da menina no caminho do entendimento dos limites entre a fantasia e a realidade, bem como a luta da sua mãe para que ela se fortalecesse e pudesse crescer de forma animicamente forte e saudável.

Ao todo, o festival contará com dez espetáculos e dois workshops, levando a arte do teatro de bonecos a diversos espaços da cidade. Para participar, basta comparecer aos locais dos eventos com antecedência para garantir um lugar. Todas as atividades são gratuitas e indicadas para todos os públicos (confira abaixo a programação completa). Os eventos não precisam de inscrição prévia e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

Ainda nesta quinta-feira, também foi realizado o workshop “Manipulação de Bonecos”, que abriu 22 vagas para os interessados em ter acesso a uma oficina realizada pelo grupo Laboratório de Manipulação. Estudantes e professores de Teatro foram convidados a uma imersão prática nas técnicas de manipulação direta, aprofundando o domínio sobre a linguagem do teatro de bonecos.

O festival foi viabilizado por meio do edital Artes Integradas e pela Lei Federal 195/2022, a Lei Paulo Gustavo, sendo oficialmente inaugurado na última quinta-feira (15/05), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, no centro, com a abertura da exposição “Vida de Bonecos”, que permanece no segundo andar do prédio até o final da próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

O secretário José Luiz Spitti destacou a relevância do evento para o cenário cultural suzanense e ressaltou a valorização da arte local. “Durante o mês, os ‘Laboranecos’ percorrerão os palcos da cidade levando cultura, encantamento e reflexão ao público. É uma grande satisfação fazer parte desse momento, que não apenas celebra a criatividade, mas também fortalece a identidade artística de Suzano. Convido a todos que gostam de teatro a se juntarem a nós nesse momento único, repleto de riqueza”, apontou o chefe da pasta.

Cronograma das atividades

Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro)

Dia 28 (quarta-feira) – às 19 horas, “O princípio do espanto”. Conta a história de um boneco que acredita controlar tudo ao seu redor, como a vida e os objetos diante de si. No entanto, ele ignora o essencial: os verdadeiros movimentos vêm de quem está por trás dele, o manipulador que lhe dá vida.

Dia 30 (sexta-feira) – às 15 horas, “Oras Bolas”. Mostra o mundo geométrico e como as formas se transformam em personagens.

Dia 31 (sábado) – às 10 horas, workshop “As Múltiplas Inteligências e as Formas Animadas”. Com 30 vagas disponíveis, para a faixa etária de 7 a 14 anos, o público é convidado a explorar a relação entre ator e objeto em cena, por meio de jogos teatrais. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Dia 31 (sábado) – às 16 horas, “Papinha”. É um teatro de bonecos encenado pelo grupo Cia Noz e apresenta a divertida história de uma pequena monstrinha que enfrenta um grande desafio para sua idade: lidar com seu primeiro dente mole

Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682  – Centro)

Dia 23 (sexta-feira) – às 10 horas, “Saco de Bichos”. Apresentado por José Robson, conta a história de uma viagem que os animais da floresta fazem até a Lua.

Dia 23 (sexta-feira) – às 14 horas, “A Menina que Colecionava Palavras”. Criado pelo grupo OGato Gago, conta a história de uma jovem moça que entrega palavras bonitas para as pessoas que ama.

Dia 23 (sexta-feira) – às 19 horas, “O Príncipe do Espanto”. Aborda a ilusão de um boneco ao acreditar que consegue conduzir todos os objetos à sua frente, ignorando tudo que está por trás, incluindo o homem que lhe dá o movimento. A obra será apresentada pelo Grupo Morpheus de Teatro

Dia 24 (sábado) – às 16 horas, “Espetáculo Dou Nada”. A peça, criada pelo grupo Laboratório de Manipulação, retrata a história de Benedito, um homem que aceita uma proposta improvável para conquistar a mulher por quem está apaixonado: arrumar um emprego.

Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 543 – Centro)

Dia 27 (terça-feira) – às 14h30, “As Memórias da Casa”. O espetáculo apresenta de forma lúdica e divertida a história de Suzano. O show é criado pelo grupo OGato Gago.

Dia 27 (terça-feira) – às 15 horas, “Ensaios Para o Riso”. A obra aborda a jornada do palhaço Rum que perdeu a capacidade de sorrir ao perceber que o circo foi trocado por aparelhos eletrônicos.

Associação Cultural Casa Beija-Flor (avenida Rio de Janeiro, 200  – Parque Suzano)

Dia 29 (quinta-feira) – às 15 horas, “O Flautista de Hamelin”. Produzida pelo grupo Teatro Roda Mundo retrata a cidade de Hamelin, que sofre com uma infestação de ratos, até que um homem misterioso aparece para solucionar o problema.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos