sexta-feira, maio 23, 2025
Google search engine
InícioPoáSaulo Souza participa de missão internacional na Holanda com foco em combate...

Saulo Souza participa de missão internacional na Holanda com foco em combate às enchentes, gestão hídrica e inovação urbana

Prefeito é o único do Estado que integra a comitiva da FNP para conferir experiências de infraestrutura resiliente, soluções baseadas na natureza e estratégias de adaptação às mudanças climáticas adotadas por cidades holandesas

O prefeito de Poá, Saulo Souza, integra a comitiva de sete prefeitos brasileiros que participam da “Missão Holanda”, promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) em parceria com o WRI Brasil. Único representante do Estado de São Paulo, o chefe do Executivo poaense participa da agenda internacional como vice-presidente temático de Mobilidade Metropolitana da entidade, com foco em conhecer soluções inovadoras em planejamento urbano, gestão hídrica, mobilidade sustentável e captação de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento climático.

A missão teve início na última segunda-feira (19), na cidade de Haia, capital administrativa dos Países Baixos. Ao longo da semana, os participantes visitaram projetos e instituições de referência mundial, com foco em soluções inovadoras que utilizam infraestrutura verde e tecnologias urbanas resilientes. Ainda em Haia, a comitiva foi recebida por Jan van Zanen, prefeito da cidade e presidente da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A agenda institucional incluiu também encontros com a Associação de Municípios Holandeses (VNG) e com o escritório europeu do World Resources Institute (WRI), copromotor da missão.

Na última terça-feira (20), a delegação seguiu para Amsterdam, onde conheceu projetos que utilizam Soluções baseadas na Natureza (SbN), como telhados verdes e espaços públicos adaptados para retenção de água da chuva. No Departamento de Sustentabilidade e Planejamento Urbano da prefeitura, foram apresentadas as diretrizes e marcos legais que estruturam essas ações, como o Código de Obras da cidade. Nesta quinta-feira (22), o grupo visitou a Universidade Técnica de Delft (TU Delft), onde conheceu mais sobre políticas de “cidades-esponja, e a Green Village, espaço experimental em sustentabilidade.

Para o prefeito Saulo Souza, que está na Holanda acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, a missão é uma oportunidade única para preparar o futuro de Poá e se alinhar a boas práticas internacionais. “Estamos na Holanda, um lugar que nos dá orgulho de fazer uma missão como essa, devido ao vínculo afetivo e histórico com a nossa cidade, pois aqui nasceram padre Eustáquio, o primeiro pároco de Poá, e o padre Simon Switzar, fundador do Reino da Garotada de Poá. Estou ao lado de colegas prefeitos do Brasil, representando o nosso país nessa missão, buscando conhecimento sobre tecnologia, obras de combate a enchentes e alagamentos, formas de financiamento, captação de recurso e, principalmente, buscando toda essa inspiração de mudança e inovação que Poá tanto precisa e merece”, afirmou.

Além do prefeito poaense, a “Missão Holanda” reúne mais 25 participantes. Entre os prefeitos presentes estão Cícero Lucena (João Pessoa-PB), Margarida Salomão (Juiz de Fora-MG), Arthur Henrique (Boa Vista-RR), Elcione Ramos (Igarassu-PE), Donatinho (Santa Bárbara do Tugúrio-MG), além da vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan.

Liderança na FNP
Saulo Souza assumiu, no dia 8 de abril de 2025, a vice-presidência temática de Mobilidade Metropolitana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. A eleição e posse foram realizadas durante a 87ª reunião geral da FNP, que aconteceu em Brasília.

A participação de Poá na “Missão Holanda” é a primeira agenda internacional do prefeito desde que assumiu a vice-presidência na FNP e demonstra o empenho em trazer novas ideias e fortalecer Poá como uma cidade preparada para os desafios do presente e do futuro. “Poá tem urgência em se reinventar, e essa viagem é um passo importante nesse caminho. Com planejamento, parcerias e boas práticas, vamos transformar nosso município em referência de inovação e sustentabilidade”, concluiu.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos