sexta-feira, maio 23, 2025
Google search engine
InícioMogi das cruzesSemae Mogi das Cruzes recebe Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo...

Semae Mogi das Cruzes recebe Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo 2025

Prefeita Mara Bertaiolli participou da cerimônia, que reuniu servidores e membros da organização da grande festa religiosa e cultural

Após mais de uma década, o Semae Mogi das Cruzes voltou a receber o Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo. A prefeita Mara Bertaiolli participou da cerimônia, que reuniu servidores e membros da organização da grande festa religiosa e cultural da cidade. A oração e a bênção do Subimpério foram conduzidas pelo padre Luiz Ricardo Cândido da Silva, da Paróquia São José Operário, de Suzano, que é o assessor Eclesiástico da Associação Pró Divino.

“O Espírito Santo nos lembra a diversidade dos dons e carismas. As pessoas que aqui trabalham têm muitos dons. Que peçamos sabedoria e prudência para usar os dons do Espírito Santo em nossas vidas”, disse padre Luiz Ricardo, relacionando a mensagem ao trabalho de cada dia. “Um desejo de Deus para nós é que demos frutos. Por isso, no nosso ganha-pão, oremos pelos que trabalham conosco”.

A prefeita destacou que sua presença na cerimônia era, antes de tudo, como devota do Divino Espírito Santo, e lembrou que a decisão de abrir novamente um Subimpério no Semae é uma forma de fortalecimento da tradição.

“Independentemente da religião e crença de cada um, é uma forma de respeitarmos o passado da nossa cidade, com uma festa que é tradição, que é família. Obrigado por abrirem as portas da autarquia novamente ao Subimpério, que seja um sinal de muitas graças”. 

O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, agradeceu a presença da prefeita, do padre Luiz Ricardo, membros da organização da festa e dos servidores que puderam comparecer, citando a passagem bíblica em que Jesus afirma “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.

“Aproveito para pedir a vocês que orem pelos colegas que não puderam estar aqui. Somos um serviço que não pode parar, e lembremos como é gratificante atender e fazer o bem às pessoas por meio do nosso trabalho”.

Também participaram da cerimônia o festeiro João Pedro Mota e a coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere, que explicaram a tradição, os símbolos e a mensagem da festa.

“Estou emocionada com a beleza deste Subimpério. Parabéns às pessoas que foram muito inspiradas para montá-lo”, disse Márcia. “Montar um ambiente como este demonstra que vocês têm fé e têm também humildade, pois para trabalhar no serviço público é necessário ter humildade”, afirmou o festeiro.

Após a cerimônia, foi servido um café, como forma de confraternização e encerramento.
 

A festa
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem mais de 400 anos de história e é uma das celebrações religiosas mais tradicionais do país. Esta é a 412ª edição, com o tema “Fé, humildade e meio ambiente” e o lema “Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”

Em 2025, a festa será realizada dos dias 29 de maio a 8 de junho, com organização da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e da Diocese de Mogi das Cruzes.

A programação inclui novena na Catedral de Sant’Ana, alvoradas diárias, Troca das Bandeiras, Bênção do Império, cortejos, procissões e a tradicional Entrada dos Palmitos, além da quermesse e outras celebrações religiosas e culturais.

A festa pode ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já que a Festa do Divino de Mogi das Cruzes é considerada a maior e mais antiga festa de devoção ao Espírito Santo no país.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos