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Secretaria de Educação promove encontro formativo sobre a abordagem da Educação Especial nos Projetos Musicais

O objetivo foi apresentar possibilidades para o atendimento dos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), promoveu a formação “Atendimento a Alunos da Educação Especial nos Projetos de Música” para monitores e coordenadores dos projetos musicais: “Pra Ver a Banda Passar”, gerido pela Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC), e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, desenvolvido pela Sinfônica Mogi. Os encontros aconteceram no Cemforpe, nos dias 23/05 e 02/06.

O objetivo foi apresentar possibilidades para o atendimento dos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). No primeiro dia, participaram professores do “Pequenos Músicos” e nesta segunda-feira (02/06), foi a vez dos educadores do “Pra Ver a Banda Passar”.

A diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), Claudia Regueiro, conduziu as discussões. “Compartilhamos informações e orientações sobre práticas necessárias para o atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial e Inclusiva, por meio de ambientes e rotinas previsíveis que acolhem e favorecem a aprendizagem. Nosso objetivo é sempre garantir por meio de estratégias pedagógicas que cada criança seja respeitada em seu ritmo e sua forma única de aprender”, destacou.

O chefe da Divisão de Projetos Especiais da SME, Leandro Tomazzini, acompanhou os encontros e reforçou a importância desse processo formativo. “Essas formações foram essenciais para que os professores pudessem acolher novos conceitos e ampliar o conhecimento sobre as especificidades das crianças. Foi muito interessante”, comentou.

Durante as formações, também foram discutidas estratégias práticas para melhorar a comunicação com os alunos. Entre os pontos abordados estiveram a necessidade de combinados com as famílias e com a direção da escola, o uso do reforço positivo e de recursos de comunicação alternativa, como pranchas e dispositivos tecnológicos.

Outro aspecto importante foi a apresentação de dados atualizados sobre o autismo no Brasil e os fatores que explicam o aumento dos diagnósticos, como a maior conscientização, a ampliação dos critérios e o melhor acesso aos serviços especializados.

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, com o objetivo de qualificar e apoiar os profissionais envolvidos nos projetos musicais da rede.

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