InícioSuzanoProjeto ‘Colaboração’ conclui quatro encontros com cerca de 300 participantes

Projeto ‘Colaboração’ conclui quatro encontros com cerca de 300 participantes

Última edição de 2023 ocorreu na sexta-feira (17/11) e reuniu 70 comerciantes e funcionários públicos municipais para identificar e lidar com notícias falsas

O projeto “Colaboração”, realizado pela Secretaria de Comunicação Pública de Suzano, concluiu na última sexta-feira (17/11) a série de quatro encontros realizados neste ano. A iniciativa, que tem como objetivo integrar a comunidade e capacitá-la contra notícias falsas, as chamadas fake news, para a utilização consciente das redes sociais, formou aproximadamente 300 pessoas no segundo semestre deste ano com noções de texto, fotografia e de uso das redes sociais da forma correta para melhor clareza das informações compartilhadas na internet.

A iniciativa, que totalizou quatro edições neste ano, é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da prefeitura. A edição da última sexta teve como público-alvo os comerciantes e funcionários públicos municipais. Entre os presentes, estiveram o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Rodrigo Guarizo, o fotógrafo, produtor e fundador da Zoe Studio, Samuel Cabêdo, e o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, que destacou a grande aderência à iniciativa.

“Nós tivemos cerca de 70 comerciantes engajados com o curso só na última edição. É gratificante ver que este projeto alcançou tantas pessoas que têm se empenhado em aprender mais sobre como reconhecer notícias falsas. A internet é uma excelente ferramenta para a informação, mas infelizmente ela é usada como arma por pessoas mal-intencionadas que inventam notícias e as disseminam em redes sociais. Esses comerciantes saíram preparados para identificar essa situação e serão multiplicadores deste conhecimento”, afirmou o chefe da pasta de Comunicação Pública.

A mesma opinião de Pavione é compartilhada pelo secretário de Governo, Alex Santos, e pela presidente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi. “Vivemos em um mundo completamente conectado, hoje as pessoas não vivem mais sem estar nas grandes redes, então são bombardeadas o tempo inteiro com notícias, por isso a importância de ações como o projeto ‘Colaboração’, que as ajudam a identificar o que é falso e o que é verdadeiro”, disse Santos. “Acredito que é fundamental a gente ultrapassar essa barreira e mostrar para nossa população que a informação pode ser uma arma, seja para o bem ou para o mal, e reconhecer quando estamos sendo manipulados com algo que não é real, é o primeiro passo para lidar com essa situação”, ressaltou Larissa.

O projeto “Colaboração” retorna no início de 2024 com encontros entre os meses de fevereiro e maio. A ideia é aumentar ainda mais a aderência ao curso e alcançar novos públicos. “Quanto mais pessoas souberem lidar com as fake news, menos essas notícias vão se tornar virais. Realizando um forte trabalho de conscientização poderemos exterminar esse mal da internet”, finalizou Pavione.

Créditos das fotos: Samuel Cabêdo/Divulgação e Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher