Grupo está recebendo orientações sobre legislações, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de prevenção e combate ao assédio
A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano para o biênio 2023-2024 está participando da formação direcionada à capacitação dos 16 servidores eleitos e indicados para a função. As atividades propostas pelo curso estão sendo oferecidas entre esta segunda e quarta-feira (12 e 14/06) na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na rua Regina Cabalau Mendonça, 364, no bairro Jardim Japão.
O primeiro dia de formação contemplou uma apresentação relacionada à organização da Cipa, que foi ministrada pelo presidente da comissão, Cesar Souza Braga, e pelo técnico do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Everton Santos, que também aplicou as disciplinas Higiene do Trabalho, Metodologia da Investigação e Acidentes e Doenças relacionados ao Trabalho.
No segundo dia (13/06), Santos também abordará a matéria referente ao estudo do ambiente e das condições de trabalho. Os cipeiros serão apresentados aos conceitos envolvidos na prevenção e combate ao assédio e receberão orientações sobre legislações trabalhistas e previdenciárias pelos advogados Laís Matos, Cesar Souza Braga e Kely Campos. No dia 14, o Corpo de Bombeiros instruirá os participantes sobre noções básicas de primeiros-socorros e combate a princípio de incêndio.
Entre os representantes indicados pela administração municipal, além do presidente, Cesar Souza Braga (Controladoria Geral do Município), também participaram Gustavo Oliveira Milan (Secretaria Municipal de Administração); Luciana Cordeiro Alves (Administração); Luciana Pereira de Araújo (Saúde); Marli de Fátima Oliveira (Educação); Mirian Rosiris Mendes (Educação); Tiago Pereira Miranda (Educação); e Tania Regina Aniger (Educação).
A nova composição da Cipa também conta com os seguintes servidores eleitos: a vice-presidente Viviane Raquel Rodrigues (Secretaria Municipal de Segurança Cidadã); Carlos Ricardo Knoblok (Manutenção e Serviços Urbanos); Diomar Prudente Leite Guerra (Segurança Cidadã); Flora da Rocha Figueiredo (Educação); Julius Robert Oberlander (Transporte e Mobilidade Urbana); Lucas Souza Santos (Educação); Marta Maria Vieira Fernandes (Segurança Cidadã); e Richard Joaquim Filho (Esportes e Lazer).
O presidente da Cipa destacou a importância do curso, tendo em vista a preparação dos integrantes para as atribuições inerentes às funções que eles desempenharão ao longo desta gestão. “As informações que serão compartilhadas neste curso visam à capacitação dos servidores para a execução das atividades da comissão, dentre elas estão a identificação dos riscos envolvidos e a verificação das condições de trabalho, que inclui o cumprimento das Normas Regulamentadoras”, ressaltou Braga.
A secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, destacou que a Cipa é um instrumento fundamental para a preservação das boas condições aos servidores. “A comissão tem o objetivo de auxiliar os trabalhadores na observância das normas e procedimentos relativos à prevenção de acidentes, bem como a preservação da saúde, e da integridade física durante a jornada de trabalho. Quanto mais atuante for a Cipa, na busca de eliminar ou neutralizar fatores geradores de risco de acidentes e doenças ocupacionais, menor será a probabilidade de acidentes e melhor será a qualidade de vida do trabalhador”, declarou a chefe da pasta.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano