A Secretaria Municipal de Assistência Social deu continuidade, nesta segunda-feira (27/11), a programação da campanha 21 Dias de Ativismo: Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e do Racismo. Pela agenda, foi promovido nesta tarde um sarau, organizado pelo CRAS Jundiapeba I e CRAS Jundiapeba II, que teve como título “Raízes da Negritude: Celebrando a Consciência Afro”.
A atividade, realizada no largo da feira de Jundiapeba, contou com a participação de membros da comunidade, que se reuniram para dialogar e também se expressar artisticamente, tendo como tema a percepção histórica e cultural da população negra. As equipes das duas unidades do CRAS no distrito, responsáveis pela organização do evento, também compareceram.
No local, foram montados paineis, que mostraram fotografias, frases e relatos de pessoas negras, com o intuito de reforçar a mensagem da campanha, que clama pelo fim do racismo e também da violência contra a mulher.
A próxima ação da agenda será no dia 5 de dezembro, sob organização dos CRAS Jardim Layr e Vila Brasileira. A partir das 9h, será promovida uma caminhada a partir da Praça Francisco Urbano, em Braz Cubas. Também em 5 de dezembro, pela campanha “21 dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência contra a Mulher e do Racismo”, o CREAS Braz Cubas promoverá uma roda de conversa sobre racismo.
A programação será encerrada em 6 de dezembro, com uma roda de conversa para homens, no CRAS Vila Nova União, que tem como intuito conscientizar pessos do sexo masculino sobre violência contra a mulher.
A agenda da Secretaria de Assistência Social faz alusão ao 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra e se estende oficialmente até 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Também integram esta agenda o 25 de novembro, instituído como o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher e o 6 de dezembro, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.