InícioItaquaquecetuba4ª Conferência Estadual de Juventude elege três delegados de Itaquá para encontro...

4ª Conferência Estadual de Juventude elege três delegados de Itaquá para encontro nacional


Edição nacional está prevista para acontecer em Brasília de 14 a 17 de dezembro

Após a realização da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Itaquaquecetuba, promovida pela Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania em setembro, com quatro delegados destacados para a 4ª Conferência Estadual de Juventude, três deles foram eleitos no evento que aconteceu em Olímpia, interior de São Paulo.

Itaquá ficou entre as cidades do estado que conseguiu eleger 75% dos delegados, sendo eles: Marcos Teles, Clara Helena e Matheus Gomes. Os jovens eleitos poderão trazer aprendizados para a cidade na 4ª Conferência Nacional da Juventude, prevista para ocorrer de 14 a 17 de dezembro, já que vão se reunir com todos os delegados do país.

Em linhas gerais, a atribuição do delegado é discutir e deliberar sobre a temática do evento. Para isso, deve conhecer o tema, os avanços e os desafios do município para representá-lo na defesa de propostas quando houver a deliberação a nível nacional.

“O objetivo da conferência é a construção de políticas públicas para a juventude da nossa cidade e conquistarmos a delegação estadual mostra o quanto nossos jovens caminham na direção certa, já que além de cobrar melhorias, é fundamental participar para que elas aconteçam”, disse a secretária da pasta, Hadla Issa.

O evento estadual contou ainda com apresentações culturais e espaços de lazer para os participantes, reunindo 1,2 mil delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, observadores, convidados e autoridades em um amplo debate sobre os 12 eixos ligados à juventude.

São eles: cidadania, educação, trabalho, igualdade, saúde, cultura, comunicação, esporte, sustentabilidade, moradia, acesso à Justiça e Sistema Nacional da Juventude. “Os debates são fundamentais para a criação e aplicação prática de políticas públicas para os jovens que desempenham um forte protagonismo em nossa sociedade”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Conferência municipal

A 1ª Conferência Municipal da Juventude de Itaquá teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. O evento contou com palestra, escuta dos participantes e discutiu sobre os 12 eixos já citados.

“Trabalhar com a juventude é investir em geração de renda, qualidade de vida e entender as necessidades dos próximos anos. É importante a participação de todos para compreendermos as demandas da cidade”, ressaltou a secretária.

O coordenador estadual de políticas para a juventude, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Juliano Borges, esteve presente na conferência e destacou que o evento é um marco para a cidade.

“Essa conferência demonstra que a cidade está no caminho certo de somar com a juventude e tê-la como parceira estratégica nessa agenda do desenvolvimento econômico e social do município. Nós do governo estadual também somos parceiros e vamos somar nessa empreitada.”

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher