InícioSuzanoPlano Diretor de Suzano é debatido em eventos de três cidades paulistas

Plano Diretor de Suzano é debatido em eventos de três cidades paulistas

Instrumento foi um dos temas tratados em ciclo de debates do CAU/SP na capital paulista e em São José dos Campos, e num encontro com especialistas em Arujá

O Plano Diretor de Suzano ganhou destaque em três cidades paulistas nesta segunda quinzena de novembro. Isso porque a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano repercutiu as características e perspectivas do instrumento em dois eventos promovidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), tanto na capital como em São José dos Campos, e também num encontro realizado em Arujá, que discutiu o plano diretor local com o chefe da pasta, Elvis Vieira.

Na capital, a equipe formada pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Coelho, e as arquitetas Lívia Ribeiro, Camila Girotto e Consuelo Gallego, participou, no dia 17 (sexta-feira), na sede do CAU, no centro da cidade, do “III Ciclo de Debates sobre Política Urbana, Ambiental e Territorial – 2023”, que discutiu o tema “Cidades em risco e a Agenda Urbana e Ambiental: Desafios para atuação dos arquitetos e urbanistas”. As representantes suzanenses apresentaram o sistema de planejamento que Suzano desenvolveu desde 2017, começando pelo Plano Diretor e demais leis complementares, além dos outros dispositivos que foram trabalhados ao longo desses anos e o impacto deles para a resiliência das cidades, atendimento à agenda 2030 de sustentabilidade e o controle de riscos.

As mesmas profissionais estiveram no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, na última quinta-feira (23/11), para participar do evento “Tecnologia e inovação no campo da Arquitetura e Urbanismo – desafios e oportunidades”, onde foram apresentadas as inovações que a secretaria tem desenvolvido no campo da gestão urbana, incluindo o portal de georreferenciamento de informações GeoSuzano (www.geosuzano.com.br/ ) e também a Licença para Edificar Automatizada (Leda), que visa à emissão de alvarás de maneira automática. 

Estes temas também compuseram a apresentação do secretário Elvis Vieira, em Arujá, na última terça-feira (28/11), num evento realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá (AEAAR), na sede da Câmara local, que teve o objetivo de contribuir com as diretrizes do plano diretor local.

Eliene destacou as razões pelas quais Suzano vem sendo lembrada neste tipo de evento. “Os convites foram feitos porque o município tem tido muita visibilidade com os avanços no campo da gestão do planejamento territorial. Os encontros foram muito positivos por conta da possibilidade de trocar experiências que contribuam com a qualidade da gestão pública, o que é fundamental para o desenvolvimento local e regional” afirmou a diretora.

Já o secretário Elvis afirmou que Suzano tem avançado de forma contínua nos últimos anos e que a cidade está se preparando para seguir se transformando. “Nossos desafios agora são o de estruturar a secretaria para garantir que os avanços alcançados não retrocedam e que possamos avançar ainda mais. Os municípios têm desafios muito importantes relacionados às transformações sociais e ambientais, no que se refere principalmente às mudanças climáticas, e por isso precisamos preparar o município para dar outros saltos de qualidade”, concluiu o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher