InícioSuzanoSuzano inaugura Parque do Mirante e primeiro dia tem 6 mil visitantes

Suzano inaugura Parque do Mirante e primeiro dia tem 6 mil visitantes

Cerimônia neste sábado (02/12) marcou a entrega da obra que garantiu a revitalização de um espaço de 16 mil metros quadrados no bairro do Sesc

Em meio a uma extensa programação cultural e muitas homenagens, a Prefeitura de Suzano inaugurou neste sábado (02/12) o Parque do Mirante, que recebeu o nome oficial de “Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva”, no Sesc. O prefeito Rodrigo Ashiuchi, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e de demais autoridades, oficializou a entrega da obra que garantiu a revitalização completa do espaço de 16 mil metros quadrados (m²), com destaque para a valorização da histórica “pirâmide” do bairro, que passa a se chamar “Pirâmide Ari Serafim Barbosa”, e para a criação do “Palco Cultural Marcos Vinicius Cunha, o Rizada”.

Cerca de 6 mil pessoas passaram pelo local no primeiro dia de funcionamento, que foi marcado por música, emoção e lançamento do livro “Do cinza do cimento ao colorido da via” (Editora Autografia, 2022), escrito por Ana Maria Gonçalves da Silva Melo, que faz alusão à trajetória da professora Bianca. Também integraram as atividades no novo espaço, que fica situado entre a avenida Katsutoshi Naito e a rua Agnaldo Cursino, o circo  “Cumbuca da Judite”; a Banda Sinfônica Lira Suzanense; o Balé da Cidade de Suzano; o caminhão do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Banda Conexão 80, que fez um tributo à banda Capital Inicial; e os músicos Bianca Cirillo, Jhoni Lua, Cláudia Oliveira e MV Trio; o Boteco do Triozinho; e a Galera Flashback Suzano. A Associação Cultural Literatura no Brasil Sarau ainda promoveu o “Barraco Literário”, com distribuição gratuita e venda de livros dos autores da região norte de Suzano.

Toda a solenidade celebrou o encerramento do projeto desenvolvido pela administração municipal ao longo deste ano. Dentre as intervenções no local podem ser citados os trabalhos de pavimentação em uma área de 6 mil metros quadrados (m²), pintura do projeto “Arte Pública” nas laterais da pirâmide, limpeza, instalação de gradis, iluminação pública e plantio de grama. Outro destaque é a área verde de aproximadamente 3 mil metros quadrados (m²).

A estrutura do Parque do Mirante, que ficará aberta à população diariamente, entre 7 e 19 horas, conta com espaço coberto destinado à alimentação, sanitários, brinquedos e os totens “História do Bairro Sesc” e “Famílias que fizeram parte da história do bairro do Sesc”. No entorno da pirâmide também foi promovida uma pavimentação com bloquetes e instalado um observatório, na extremidade do terreno, inclusive com lunetas fixas para observação à distância. O local proporciona uma vista panorâmica de Suzano, especialmente para a unidade de conservação municipal, com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), localizada logo abaixo do Mirante, que está ligada ao projeto de valorização da área.

Todos os serviços ficaram sob a responsabilidade da construtora Renov Pavimentação e Construções Ltda., por meio de um investimento de R$ 1,5 milhão divididos entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que destinou R$ 1,2 milhão, e o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal, com o restante do valor. O projeto também incluiu a reforma de alvenaria da pirâmide, instalação de guias e sarjetas no acesso ao pátio e intervenções estruturais relativas à parte hidráulica.

A pintura nas laterais da pirâmide foi proporcionada por meio do projeto “Arte Pública”, da Secretaria Municipal de Cultura. A proposta para decorar as faces, de 7 metros de largura por 17 metros de altura, traz a temática da prática desportiva, do contato com a natureza e a vivência do lazer, incorporando a linguagem do graffiti. O trabalho foi produzido pelos artistas urbanos suzanenses Niko Takaki e Ítalo Raphael e executadas com auxílio de Caio Yamazaki e Neli Souza.

Antes uma estação de tratamento de água nos primórdios do Sesc, agora se tornou uma obra de arte para contemplação dos visitantes, tornando o local um ponto de referência turística que valoriza a história do bairro e estimula o desenvolvimento do município.

“É uma honra e uma satisfação constatar o que temos de instalações e de recuperação do meio ambiente no Parque do Mirante. Houve uma grande transformação para o surgimento de um novo espaço público de lazer. Que a população ocupe e ajude a cuidar deste local”, disse o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

“Suzano também conquistou a primeira unidade de conservação ambiental, onde teremos várias atividades, principalmente de educação ambiental. É grandioso para nossa cidade. Conquistamos recentemente o ‘Selo Município Verde Azul’ e estamos em uma crescente no setor ambiental aqui na cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang.

O secretário de Saúde, Pedro Ishi, enalteceu o desenvolvimento de Suzano ao longo dos últimos anos e se disse “orgulhoso” pela quantidade de obras entregues. “É motivo de alegria ver obras como esta sendo entregues na nossa cidade. Inauguramos a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Revista e vamos inaugurar o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) com 200 leitos. Outras entregas, como a da Clínica da Família, no Boa Vista, que vai ser um ambulatório de especialidades e que queremos concluir até fevereiro, vão agregar muito aqui também. A população da região norte não vai mais precisar atravessar a cidade para receber atendimento com várias especialidades”, salientou.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi citou as obras entregues durante a gestão, falou sobre o potencial turístico do Sesc e contou um pouco sobre a história da “pirâmide” do bairro. “Ela foi construída há algumas décadas e muitas pessoas trabalharam durante esses anos aqui. Todos do Alto Tietê e de Suzano conhecem o bairro do Sesc, sabem que está na parte alta da cidade, mas não conheciam o potencial turístico que esse local tem. Espero vir aqui nos próximos anos e ver famílias se encontrando e confraternizando. Muita coisa vai melhorar, esta é só a primeira fase. Vamos ter restaurante, um posto da Guarda Civil Municipal (GCM) e monitoramento. E quem não viu ainda vai ver como nossa Suzano é linda. Isso aqui é um presente para o bairro e para a cidade. Foi muito difícil conseguir. Obrigado pela confiança, por estarem aqui neste dia maravilhoso e por não esquecerem a memória do Sesc. Lembrem-se que a história se faz com obras entregues, mas também, e principalmente, se faz com o povo da cidade”, declarou Ashiuchi.

Presenças

Entre os presentes no evento estavam a prefeita em exercício de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami; os secretários municipais Alex Santos (Governo); Paulo Pavione (Comunicação Pública); José Serafim Júnior (Transporte e Mobilidade Urbana); Itamar Viana (Planejamento e Finanças); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete); Leandro Bassini (Educação); Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esportes e Lazer) e Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação); o assessor da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz.

Prestigiaram também o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa; os vereadores Rogério Castilho; Gerice Rego Lione; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Gilvaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro de Jesus; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Fábio Diniz; Jaime Siunte; André Marcos de Abreu, o Pacola; Artur Takayama; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; e Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e a jornalista Marilei Schiavi, apresentadora do Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana, que viveu no Sesc e discursou durante a solenidade em nome dos demais moradores do bairro.

Novo espaço de lazer presta homenagem a três personalidades do município

A cerimônia de lançamento do Parque Mirante também foi marcada pelas homenagens prestadas a três personalidades que fizeram história em Suzano, com trajetórias associadas ao desenvolvimento do bairro Sesc e a ações culturais e ambientais. Assim, o espaço integral passou a se chamar “Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva”, a histórica “pirâmide” recebeu o nome de “Pirâmide Ari Serafim Barbosa” e foi criado o “Palco Cultural Marcos Vinicius Cunha, o Rizada”.

Bianca

A professora Bianca Carla Nunes da Silva, filha de Paulo Nunes da Silva e Antônia Pereira Silva, nasceu na cidade de Suzano em 1978. Junto com seu grande companheiro de vida, Antônio do Amaral Lima, criou os filhos Samuel Allan, José Antônio, Maria Luísa e Daniel Henrique, que faleceu de forma precoce.

Educadora e apaixonada, formou-se no magistério técnico pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam). Pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ainda obteve bacharelado em Biologia e Pedagogia.

Atuou por 18 anos como professora, foi palestrante, contadora de histórias, ativista social e ambiental, além de ter atuado como empresária. Ela construiu uma extensa trajetória de trabalho, principalmente na Educação Ambiental da cidade. Também estudou e catalogou espécies de fauna e flora, assim como nascentes presentes em Suzano.

O envolvimento com o espaço público levou Bianca a articular com moradores que também se interessavam pela causa ambiental. Em 2016, candidatou-se a vereadora, obtendo mais de 900 votos, e acabou se tornando suplente da Câmara. Foi nomeada diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano em 2017.

Bianca faleceu em 2020, após lutar bravamente contra um câncer, mas deixou um grande legado de resistência e respeito ambiental. Ela foi eternizada com a personagem “Fadinha Bianca”, do livro infantil “Do cinza do cimento ao colorido da via” (Editora Autografia, 2022), escrito por Ana Maria Gonçalves da Silva Melo, com ilustração de Julitos Koba. O título foi inspirado em uma oficina ministrada por Bianca para profissionais da Educação.

A homenageada ficará imortalizada com a nomeação do Parque do Mirante, um espaço pelo qual ela sempre lutou contra o abandono e em prol da sua conservação.

“É um dia muito especial para minha família e todos da comunidade. O parque geograficamente é um espaço para toda a cidade. Esse foi o sonho de realização da professora Bianca Nunes, com quem eu convivi por 16 anos. Mais um degrau do legado dela foi concluído e queria agradecer a todos”, discursou o marido de Bianca, Antônio do Amaral.

Ari do Posto

Ari Serafim Barbosa, ou “Ari do Posto”, como era conhecido, nasceu em Pirapozinho, cidade do interior do estado de São Paulo. Aos quatro anos de idade mudou-se com seus pais, Estelina Jose de Brito e Antônio Serafim Barbosa, para Suzano.

Aos 19 anos casou-se com Maria das Dores Ferreira Barbosa, com quem teve cinco filhos. Ari do Posto recebeu o apelido por ser empresário do ramo de postos de combustíveis, mas foi dentro da política que ele se encontrou e marcou a história da cidade.

Foi vereador da 16ª legislatura, entre 2013 e 2016, sendo que em 2014 ocupou a vice-presidência da Câmara. Em 2017 assumiu a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, dando continuidade à participação no progresso de Suzano.

Ari do Posto também se dedicou a apoiar grandes causas sociais, principalmente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde sempre promovia eventos beneficentes para arrecadação de recursos, com o objetivo de manter as iniciativas de acolhimento a quem mais precisava.

Com muito trabalho, esforço e respeito pela população, Ari do Posto foi eleito legislador do ano, com mais de 1,2 mil propostas somente em 2015, motivo pelo qual foi homenageado na Câmara.

Em 2022, devido a complicações respiratórias, Ari do Posto faleceu, deixando um importante legado de comprometimento e luta pelo desenvolvimento da cidade e dignidade dos munícipes. Foi um grande homem, marido, pai, amigo e, acima de tudo, um grande cidadão suzanense.

“Quero agradecer a homenagem feita ao meu pai. Isso só confirma a nós o quanto ele pôde colaborar com a evolução da nossa cidade. Meu muito obrigado a todos”, resumiu a filha de Ari do Posto, Bethânia Serafim.

Rizada

Marcos Vinicius Martins da Cunha, mais conhecido como Rizada, nasceu em Suzano e morou por toda a vida no bairro do Sesc. Fez carreira como produtor artístico com sua empresa MR Eventos, trazendo grandes nomes da comédia brasileira para o município.

Em 2017 passou a trabalhar na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Suzano. Rizada faleceu neste ano, deixando uma filha e uma história de humildade, carisma e simpatia.

Visualização da imagem

“Quero agradecer essa linda homenagem. Meu pai passou a vida inteira neste bairro. Nasceu, cresceu e viveu aqui. Está sendo homenageado neste lugar onde ele tem muitos amigos”, disse a filha de Rizada, Amanda Pezzuol.

As famílias dos homenageados também participaram da entrega do parque, sendo os parentes de Bianca: Antônia Pereira (mãe), Antônio do Amaral (marido) e Samuel Allan, José Antônio e Maria Luiza (filhos). Entre os familiares de Ari do Posto estavam Maria (esposa) e Ana Karina, Erica Regina, Tatiana e Bethânia Serafim (filhas). Já os de Rizada eram Maralice Martins (irmã), Amanda Pezzuol (filha), Bruno Loschi (genro) e Camila Pagnani (sobrinha).

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano, Luana Bergamini/Secop Suzano e Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher