InícioRibeirão PìresJornada do Patrimônio leva série de atividades para Fábrica de Sal, em...

Jornada do Patrimônio leva série de atividades para Fábrica de Sal, em Ribeirão Pires

Rodas de conversa, visitações a espaços históricos e atividades culturais gratuitas fizeram parte do evento

Neste sábado (2), a Fábrica de Sal, em Ribeirão Pires, foi palco para a Jornada do Patrimônio. Realizada pelo governo de São Paulo, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a iniciativa contou com visitações a espaços históricos da cidade, rodas de debates e apresentações culturais.

Dando início ao cronograma, Antônio Sarasá palestrou sobre edificações e restaurações. Logo após, Leonardo Bàbáfunã contou sobre espaços e práticas culturais coletivas de terreiros Candomblé Ilê Azé Iya Oloxum como linguagem, materialidade e aprendizados da religião.

A história da Tricentenária Capela do Pilar – patrimônio tombado pelo Condephaat -, e a tradição do tapete de Corpus Christi foram discorridos por Ilda Aparecida de Souza, coordenadora da Comunidade Nossa Senhora do Pilar.

Dentre os destaques, o passeio turístico pelos bens históricos protegidos proporcionou conhecimento sobre alguns pontos como Conjunto Ferroviário, Capela Santa Cruz e Capela Nossa Senhora do Pilar.

Allan Hélder da Silva, 39, morador de São Paulo, participou do passeio e se encantou com a visitação. “Além de ser algo gratuito, poder conhecer alguns dos pontos e a história que cada um carrega é fascinante”, comentou.

O cronograma ainda teve debates voltados ao patrimônio natural, aos bens culturais edificados e sua paisagem histórica. Grupo Maracatosco e o Gingaê Cultural – Coletivo Gingaê Maracá fizeram parte das apresentações culturais.

A Jornada do Patrimônio busca sensibilizar a população sobre a preservação e reconhecimento do patrimônio histórico e cultural de cada cidade.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher