InícioSuzanoSaúde e Educação promovem treinamento para servidores da rede de ensino

Saúde e Educação promovem treinamento para servidores da rede de ensino

Ação ocorreu na última segunda-feira (04/12) e foi direcionada a 60 servidores visando orientá-los a proceder de forma correta em casos de acidentes envolvendo estudantes

As Secretarias de Saúde e de Educação de Suzano promoveram, na última segunda-feira (04/12), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, um treinamento em primeiros-socorros direcionado a 60 profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Na oportunidade, a ação foi conduzida pelo enfermeiro Jean Costa da Silva, das 8 horas ao meio-dia, e das 13 às 17 horas.

A iniciativa, que ocorreu em parceria com a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), abordou aprendizados teóricos e práticos. No primeiro momento, o público presente recebeu instruções acerca da importância de sinalizar o local do acidente, bem como os meios ideais para utilizar os equipamentos de biossegurança adequadamente.

Já na segunda etapa, os participantes realizaram atividades práticas que englobam análise dos pacientes, Reanimação Cardiopulmonar (RCP), uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA), entre outras ações. Além disso, o curso também abordou temas como formas de atendimentos em casos envolvendo engasgo, parada cardíaca, convulsão, aferição de febre, contenção de hemorragia, sangramento nasal, queimadura, intoxicação e prevenção de acidente na primeira infância.

A capacitação foi promovida em razão da vigência da Lei Federal nº 13.722/2018 e da Lei Municipal nº 5.265/2020, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, que determina a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais de escolas públicas ou privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, além de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil.

De acordo com o titular da pasta de Educação suzanense, Leandro Bassini, esta é uma formação que garante ainda mais o bem-estar dos alunos. “A sala de aula deve, obrigatoriamente, ser um ambiente seguro e confortável. Desse modo, é possível proporcionar um aprendizado ainda mais efetivo e qualitativo aos nossos pequenos jovens. É isso que buscamos”, disse.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, afirmou que os aprendizados sobre ações emergenciais são fundamentais para salvar vidas.  “É muito importante que os profissionais da nossa rede municipal de ensino estejam devidamente preparados caso haja qualquer tipo de acidente em sala de aula. Nosso objetivo é oferecer formações regulares para que este público se mantenha capaz de agir de forma rápida e eficaz em quaisquer situações de risco”, afirmou.

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher