Feira de artesanato ocorre até a próxima sexta-feira (22/12), das 10 às 18 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Em funcionamento desde o último dia 7 e com a participação de 84 artesãos cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, expondo e vendendo suas peças, a 4ª edição do “Mega Natal Artesanal” é uma ótima opção para os suzanenses que estão em busca de presentes. O evento ocorre até esta sexta-feira (22/12), das 10 às 18 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, situado na rua Benjamin Constant, 682, na área central.
A feira conta com uma grande variedade de itens, abrangendo bijuterias, amigurumis e peças bordadas e personalizadas. Destacam-se as opções temáticas de Natal, ideais para presentes e lembranças desta época festiva, com preços variados, refletindo a complexidade do serviço manual aplicado. Além do centro cultural, os interessados também tiveram a oportunidade de explorar e adquirir essas criações no Parque Max Feffer nos últimos dois domingos (10 e 17/12).
O “Mega Natal Artesanal” é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e do Fundo Social de Solidariedade, com apoio da empresa Suzano, do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae-SP) e da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.
“A feira de artesanato nesta época do ano é muito importante para nós. Eu, como mulher, mãe e esposa, vejo como uma grande oportunidade para nós que queremos ser empreendedoras. Nesses quatro anos em que participo do ‘Mega Natal Artesanal’, observo o quanto aprendi com as outras artesãs, e ver a feira acontecendo depois de tantos preparativos e tanta evolução é gratificante”, comentou a artesã Pérsia Pinheiro.
Já Eliana Henrique, que está participando da feira pela primeira vez, disse se sentir emocionada. “Desde quando realizei o cadastro para obter a carteirinha de artesã tenho me sentido muito acolhida, estou me realizando. É uma sensação maravilhosa ver suas peças sendo valorizadas e sendo escolhidas para presentear nesta época festiva. Sem dúvida, o Mega Natal Artesanal me abriu grandes portas’’, destacou ela.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, a feira de artesanato desempenha um papel crucial para a economia em geral e para a categoria em particular. “O ‘Mega Natal Artesanal’ proporciona não apenas uma vitrine para os talentos que temos na cidade, mas também impulsiona a economia ao criar oportunidades para os artesãos destacarem suas habilidades. É um elo valioso entre a expressão artística e a comunidade, transformando cada criação em uma contribuição significativa para o panorama do empreendedor local”, destacou o chefe da pasta.
A empresa Suzano é uma das apoiadoras do “Mega Natal Artesanal”. “Na Suzano nós acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e apoiar essa ação está em linha com nosso compromisso de ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas nossas áreas de atuação até 2030. Acreditamos que o artesanato é uma forma importante de expressão cultural e de geração de renda para muitas famílias”, afirmou Adriano Martins, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, destacou o empenho de todos os envolvidos na realização do “Mega Natal Artesanal”, que já se tornou uma tradição em Suzano. “Eventos como este são muito importantes para quem faz os artesanatos, porque é um momento em que se reconhece o belo trabalho que realizam e uma grande oportunidade de estimular a geração de renda no fim de ano, e também para quem procura opções para presentear alguém ou mesmo decorar a própria casa, por exemplo. Para nós é motivo de satisfação poder contribuir com a realização da feira e ver um resultado tão positivo”, disse.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano