Neste mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos faz um alerta importante de prevenção e orientação da Hanseníase. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, o paciente pode responder ao Questionário de Suspeita de Hanseníase (QSH) e assinalar se sente alguns dos sintomas ou sinais como dormência nas mãos ou pés, formigamento; área anestesiada na ele, manchas, sensações de picadas, inchaço das mãos e pés; perda de cílios e muitas outras.
Todos estes sintomas podem ser suspeita da Hanseníase. Se der positivo para duas ou mais situações, o paciente poderá ser encaminhado de uma unidade ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona na Rua Santa Catarina, no Centro da cidade, para fazer um teste de sensibilidade.
De acordo com a coordenadora do SAE, Joelma Barcelos, a maioria das pessoas vincula a Hanseníase apenas ao aparecimento de manchas, mas a doença vai além disso: “Se você perceber alguns destes sinais desconfie que pode ser Hanseníase e procura uma unidade de saúde”, afirmou ela. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde. A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causa incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou nos olhos.
As equipes de Saúde das unidades estão sendo treinadas para orientar os pacientes da melhor maneira possível e todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão com painéis educativos para chamar a atenção da população, além de ações específicas para levar informações e orientações sobre a doença.
O Serviço de Atendimento Especializado funciona na Rua Santa Catarina, 32, na Vila Romanópolis e atende pelos telefones 4679-1942 ou 4679-1961. O e-mail para mais informações é o sae.saude@ferrazdevasconcelos.sp.gov.br.