Agentes do grupamento localizaram dois gambás-de-orelha-preta e uma jararaca-dormideira no Meu Cantinho, Jardim Carlos Cooper e Vila Maria de Maggi
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu três ocorrências na primeira semana do ano, entre terça e a última segunda-feira (02 a 08/01), que resultaram no resgate de três animais silvestres.
A primeira ação teve início às 9h45 do segundo dia do ano, quando os agentes receberam um alerta de um munícipe sobre a presença de um filhote de gambá-de-orelha-preta em seu quintal. Eles se dirigiram ao endereço informado, localizado na rua Benedita Maria de Souza, no bairro Meu Cantinho, e lá conseguiram identificar o espécime.
Foi realizada uma varredura na área para verificar a possível presença de outros animais, porém não foi encontrado mais nenhum. Consequentemente, o filhote foi recolhido e encaminhado ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), no Parque Ecológico do Tietê, zona leste de São Paulo, para receber os cuidados necessários.
Já na sexta-feira (05/01), os guardas foram acionados por um morador que relatou ter encontrado uma cobra em sua residência, situada na rua Luiz Bianconi, no Jardim Carlos Cooper. Os agentes se deslocaram até o endereço, onde receberam o animal, da espécie jararaca-dormideira, já acondicionado em uma caixa de papelão. Após uma avaliação no local, verificou-se que a cobra não apresentava ferimentos. Diante disso, ela foi recolhida e liberada em uma área de mata distante.
Por fim, na última segunda-feira (08/01), os agentes foram mais uma vez solicitados para resgatar outro gambá-de-orelha-preta, desta vez nas proximidades da avenida Major Pinheiro Fróes, na Vila Maria de Maggi. O animal foi avistado dentro de um estabelecimento comercial. Apó o resgate, procedeu-se à soltura do gambá em uma área de mata, assegurando seu retorno ao ambiente natural.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou os esforços do grupamento no resgate de animais silvestres. “Essas ações refletem o compromisso do GPA, e da CGM de Suzano como um todo, com a preservação da fauna. Isso contribui para a conscientização da população sobre a importância da convivência responsável com a vida selvagem. O comprometimento demonstrado pelos agentes é digno de reconhecimento e orgulho de toda a cidade”, concluiu.