Estudantes dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, do bairro Itapema, trouxeram 11 medalhas para casa
2024 já começou e, enquanto prepara o início do novo ano letivo, a Secretaria de Educação de Guararema destaca uma conquista de 2023. Realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) teve como destaque os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, do bairro Itapema.
Ao todo, 11 medalhas foram trazidas para casa, sendo seis de ouro, pelos alunos Vicente Guimarães dos S. Livola, Felipe Amato Diaz, Fernanda L. Silva de Oliveira e Lorenzo Vicenzi Paschoalick; seis de prata, por Manoella M. Koga de Oliveira, Davi Ferraz Pecequillo, Davi Luiz Paz Cavalcante da Silva, Maurício Ricardo Belline Gomes, Ana Beatriz Azevedo Ribeiro e Olívia S. Dalle Nogare; e uma de bronze, por Felipe Santoro Assumpção.
Os resultados, além de evidenciar o esforço dos alunos, refletem o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, com orientação da equipe gestora. Ao longo do ano, foi utilizada a intermediação de objetos digitais de aprendizagem, com o intuito de potencializar aprendizado da Matemática, Ciências, interpretação de textos e dados.
“Além do projeto pedagógico realizado pela equipe da E.M. Prof.ª Célia Leonor Lopes Lunardini, enfatizamos o compromisso da Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da Secretaria de Educação, com uma Educação de qualidade, com destaque para estrutura e organização para melhor atender aos alunos, o que contribui de forma direta para a aprendizagem dos mesmos”, resume a secretária Municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOB)
Os alunos do 4º B e 5º B da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini também participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma Olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.
Todo o trabalho desenvolvido pelos professores e pelas gestoras Marly do Prado e Mônica Cidade está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (OD) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), que assegura uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Para 2024, a Secretaria de Educação de Guararema continua traçando planos e metas para seguir como referência, sempre de acordo com os compromissos previstos na Agenda Global 2030.