O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, divulgou esta semana os integrantes do júri técnico que trabalharão na seleção das 36 receitas que participarão do concurso. A divulgação das receitas selecionadas acontecerá no dia 5 de fevereiro.
Posteriormente, os organizadores indicarão outros cinco jurados que atuarão em cada uma das três etapas de degustação pública, que acontecerão em três sábados (24 de fevereiro, 2 e 9 de março). Em cada uma dessas etapas, serão selecionadas 4 receitas de um total de 12 inscritas, para a etapa final, que ocorrerá no dia 16 de março.
Durante as degustações públicas, que ocorrerão no Parque Leon Feffer, cada chef levará seu prato pré-preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente, que fará a desgustação de cada prato.
Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival contará também com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.
O evento é de um concurso de receitas, destacando ingredientes como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região. O festival compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.
O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.
Júri técnico
Adan Garcia
Membro honorário da Federazione Italiana Cuochi Argentina e Brasil. Campeão Sabor de São Paulo por 3 anos consecutivos (2013/2014/2015), uma iniciativa do Governo do Estado com a revista Prazeres da Mesa que elegeu a melhor comida regional do Estado de São Paulo.
Thais Ventura
Formação de chefe patisserie pelo Senac, chefe boulanger (formação por vários chefes), especializacao em parrilla argentina (Mendoza), confeitaria para eventos, marketing tecnólogo, 10 anos de experiência com a gastronomia de Mogi das Cruzes
Álvaro Mielke
Gastrólogo especialista em gestão estratégica de negócios, com formação no Brasil, França, Nova Zelândia, e mais de 20 anos de experiência na área. Entusiasta da gastronomia, teve uma trajetória de sucesso no exterior atuando em restaurantes 3 estrelas Michelin, e fez história como chef na culinária de Fernando de Noronha liderando equipes e projetos, dentro e fora da cozinha. Atualmente, se dedica ao ambiente acadêmico atuando como docente e pesquisador em tecnologia de alimentos, e também como consultor em negócios de alimentação através do desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, a fim de criar uma melhor relação entre a gastronomia e o meio ambiente.
Bruno Torres
Dono e chef do Caqui Bistrô e Trattoria do Bruno
Jamile Ramos
Nutricionista formada na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP/UNICSUL, aprimorada em Transtornos Alimentares AMBULIM/HCFMUSP, Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).