A Prefeitura de Suzano fechou o ano de 2023 com a entrega de 27 grandes obras, que já estão mudando a vida de milhares de suzanenses. Com destaque para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Revista e o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), na Vila Amorim, bem como os 600 apartamentos do Suzano Residencial II.
A cidade teve nove entregas no primeiro semestre e 18 no segundo – dobrando a quantidade da primeira parte do ano. De julho a dezembro, a média foi de uma inauguração a cada 10 dias no município. Uma das mais emblemáticas foi a do Hospital Em um intervalo de duas semanas, entre janeiro e fevereiro, a prefeitura entregou duas escolas municipais para aumentar a oferta de vagas e o conforto dos estudantes:
Professora Ana Maria Barbosa Garcia, no Parque Maria Helena, e Tomi Ashiuchi, no Jardim Saúde. Ainda em fevereiro, o Parque Tabamarajoara ganhou uma arena esportiva composta por uma quadra de futebol society, uma de basquete 3×3 e uma pista de caminhada, podendo beneficiar até 20 mil moradores da região.
Em março de 2023, a saúde de Suzano foi destaque e ganhou um grande equipamento que era esperado há mais de 10 anos: a UPA 24 horas do Jardim Revista. O complexo foi concluído durante a gestão Ashiuchi e mais de 208,4 mil pacientes foram atendidos desde então. Para completar, também em março, foi entregue a reforma do Pronto-Socorro Infantil, melhorando os atendimentos às crianças e pré-adolescentes no local.
Outra novela que chegou ao fim em 2023 foi a do Residencial Suzano II. O equipamento foi finalizado pelo governo federal após uma intensa articulação realizada pela gestão municipal, que conseguiu fazer com que a obra fosse retomada e concluída. De presente de aniversário, a cidade também ganhou o novo local que abriga o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Cadastro Único (CadÚnico) em Palmeiras, que recebe o nome de Seiya Ishibashi.
A prefeitura entregou, em maio, a primeira Central de Interpretação de Libras (CIL). No mês seguinte, fechando o semestre de entregas, outras quatro grandes obras foram inauguradas: a do novo Terminal de Transporte Complementar Vereador Antônio Valdemar Galo, no Jardim dos Ipês; a do Complexo Katuya Ashiuchi, composto por uma praça e por um prédio que vai abrigar o novo Poupatempo, construídos em área anexa ao Suzano Shopping; a da Arena Esportiva Ercília da Conceição Reis Laureano, no Jardim Vitória; e a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alzira Pereira Mayer, no Jardim Alterópolis.
Segundo semestre A virada de semestre teve a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Cardoso Mathias, no Jardim Vitória.
Duas grandes e esperadas obras foram entregues pela gestão em setembro, começando pela revitalização da rua Major Pinheiro Fróes, que foi totalmente recapeada desde o viaduto Ryu Mizuno até a divisa com Poá. No primeiro dia do mês, a administração finalizou a requalificação da via após a Sabesp fechar os últimos poços de suas obras que faltavam.
Na mesma semana, a prefeitura liberou o trecho da rua Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, que prolonga a rua Sete de Setembro, oferecendo uma nova opção de deslocamento entre a Roberto Simonsen e a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo. Ainda em setembro, a administração também entregou o espaço de convivência Antônio Nogueira Alves, no Jardim Nena, e a revitalização da Escola Municipal Professora Véra Lucia Marçal Moretti, no Jardim Gardênia.
Em outubro foi a vez da população do Jardim Maitê ser beneficiada com a revitalização do Espaço de Lazer Professora Hilda Candida da Costa. Além disso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana entregou a Central de Controle Operacional Semafórico (CCOS), um local tecnológico que garante melhorias no tráfego urbano com o controle e gerenciamento de 49 equipamentos de sinalização “inteligentes” interligados. Outro destaque de outubro foi a inauguração de um equipamento para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão.
Além da já citada entrega das chaves dos apartamentos de 300 famílias do Bloco B do Residencial Suzano II, o mês de novembro foi especial para a segurança pública da cidade, especialmente para os moradores da região do Parque Residencial Casa Branca, que ganharam a Base Operacional GCM José Inácio, que passou por uma completa reformulação e já conta com efetivo próprio, reforçando a segurança de bairros como Jardim Vitória, Jardim Caxangá, Vila Moraes, entre outros. A saúde também foi prioridade com a entrega da revitalização do Ambulatório Municipal de Tisiologia, anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II.
Já em dezembro, no dia 2, a gestão entregou o “Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva”, ou “Parque do Mirante”, no Sesc. No dia 5 de dezembro, outra novela chegou ao fim: a do antigo Hospital das Clínicas, que passou a se chamar “Hospital Regional do Alto Tietê”. A entrega da unidade foi realizada pelo Estado após uma intensa luta travada pelo prefeito e diversas autoridades da região com as últimas gestões estaduais. Seis dias depois, foi a vez de reinaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor João Olímpio Neto e o Laboratório Municipal Maria Yolanda Miguel Cano Garcia, ambos localizados no Parque Residencial Casa Branca “