Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo
Provérbios 4.15
Todo conselho de Deus na Palavra deve ser aceito e estudado com afinco. O Senhor só fala temas de grande importância aos Seus filhos. Ao assumir essas revelações, você será vitorioso. Peça a Ele que lhe dê o dom da prudência, para evitar os dissabores que vêm sobre quem não O procura. O dom do Senhor, os Seus conselhos e o respeito a Ele farão de nós uma bênção indescritível. Ele é bom!
No versículo em estudo, o Altíssimo fala acerca dos ímpios, que não herdarão a vida eterna, nem mesmo haverá um lugar chamado purgatório onde possam pagar o preço dos erros cometidos. Ora, a pessoa pode ser a mais perdida de todas, mas, se ela entender o Evangelho, tomará posse das promessas divinas e será salva em um abrir e fechar de olhos (At 10.35). Nada melhor do que os ensinamentos de Deus. Fora da Sua Palavra, nada tem valor, é pura enganação!
Dizer que alguém é infalível é brincar com a sorte, porque a Palavra declara: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23). Observe que ela diz todos; logo, nem o líder de uma igreja, por exemplo, pode se achar infalível; talvez, ele até seja o maior pecador. Quando muitos ignoram propositalmente a Palavra de Deus, tornam-se os piores cidadãos. Não somente o líder que aceita a mentira será apenado no Juízo, mas também aqueles que crerem nela.
O primeiro mandamento do Céu é evitar os ímpios, que sabem a Verdade, mas se deixam levar pelo engano. Eles se venderam ao diabo, por isso aceitam e fazem o que lhe propõem, desde que seja para seus próprios interesses. Se alguém precisa dar o exemplo, comecemos por nós. Jamais minta a seu respeito, nem aceite a ideia de que a mentira o “ajudará”. Na verdade, ela fará você cair no lago de fogo e enxofre (Ap 21.8). Vigie!
A segunda ordem é não passar pelos ímpios nem procurá-los. Ao se conduzir assim, você fará um grande bem a si mesmo e a eles também. Ao perceberem que foram abandonados por todos, refletirão, procurarão o Senhor com arrependimento sincero, receberão o perdão divino e serão salvos. Quando a pessoa reconhece estar no pecado, mas não sai dele pelo fato de não ter aonde ir nem quem a sustente, ela se faz indigna de estar ao lado do Criador!
Desviar-se do perigo é ter prudência. Quem se desvia dos ímpios, os mentirosos, faz um grande favor a si mesmo e ao próximo. No entanto, aquele que honra a pessoa que se considera infalível faz mal a todos os enganados por essa doutrina diabólica. A Bíblia ensina como proceder nessa situação: E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas (Ap 18.4).
Se os ímpios estiverem em seu caminho – e, algumas vezes, eles se colocam lá não pelo Senhor, mas por motivos particulares –, o recado divino não manda você sair de onde Deus o colocou, e sim passar longe deles. Quando estiver em oração, peça pela conversão deles, porque Deus quer salvá-los (2 Pe 3.9). Nunca clame fora da vontade divina; use as declarações da Bíblia, a fim de se dirigir ao Senhor e creia!
Em Cristo, com amor, Missionário R. R. Soares da Igreja Internacional da Graça de Deus