InícioItaquaquecetubaSaúde de Itaquá lança campanha 'Sua falta faz falta' para combater absenteísmo...

Saúde de Itaquá lança campanha ‘Sua falta faz falta’ para combater absenteísmo em consultas e exames


Ideia foi lançada para conscientizar a população sobre a importância de comparecer aos agendamentos
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba lançou a campanha “Sua falta faz falta”, que tem por objetivo combater o absenteísmo, que é quando o paciente falta em consultas e exames. A ideia foi lançada para conscientizar a população sobre a importância de comparecer aos agendamentos, cancelar ou reagendar pelo menos 48 horas antes. O objetivo é diminuir a fila de espera, permitindo que a vaga seja cedida para outra pessoa.
Para se ter ideia, no último trimestre de 2023, juntando os agendamentos pelo sistema de regulação do governo estadual e da carreta de exames localizada na Vila São Carlos, de 14,5 mil agendamentos em especialidades, 3,7 mil não foram efetivados porque os pacientes não compareceram. Isso representa 25% dos agendamentos, o que poderia impactar na diminuição do tempo de espera.
No mesmo período de 2023, de 23,5 mil consultas agendadas nas unidades básicas de saúde e no Centro de Especialidades, 3 mil pessoas não compareceram, o que representa 12% dos agendamentos. “Nosso maior objetivo é garantir a celeridade no fluxo de atendimentos, seja em consultas ou exames. A saúde não espera e nem pode ser deixada de lado, por isso é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância de ir aos agendamentos ou comunicar previamente que não vai”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.
A chefe da pasta explica que a falta sem aviso para encaixe prejudica toda a rede de saúde do município, gerando o aumento da fila de espera, o desperdício de recursos públicos e a perda da eficiência do sistema de saúde. Para desmarcar ou reagendar, o paciente deve ir à unidade para que seja feita a alteração. “Itaquá está sendo reconstruída em todas as áreas, mas infelizmente algumas coisas ainda precisam mudar, como é o caso da consciência dos munícipes. Temos que mudar essa cultura por respeito ao próximo e à cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher