InícioFerraz de VasconcelosPrefeitura de Ferraz autoriza início das obras de reforma no Castelo Zenker

Prefeitura de Ferraz autoriza início das obras de reforma no Castelo Zenker

“Eu autorizo o início das obras aqui no castelo”. Com esta frase da prefeita Priscila Gambale, do alto da escadaria do Castelo Zenker e cercada por autoridades e moradores antigos e os que visitavam o local pela primeira vez, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorizou os serviços no Castelo Zenker, oficialmente na manhã desta terça-feira (30/01).

Considerado patrimônio histórico do município e que foi por décadas abandonado, depredado e vandalizado, o ato simboliza a perspectiva futura do espaço ganhar outra função: a de servir ao ferrazense como espaço para atividades culturais, preservando a sua memória, história e identidade.

“Quem é de Ferraz sabe a importância desta obra. Vou pessoalmente cuidar para que ela seja acompanhada com muito amor e carinho”, discursou. Construído por volta de 1940, a Vivenda Zenker encantava a todos, especialmente aos anfitriões Elisabeth e Arthur Zenker.

O espaço comportava plantações de uva, abacate e banana. Um dos principais prédios históricos de Ferraz que dá nome ao próprio bairro terá em breve outra destinação, dando fim ao seu passado de abandono e depredação. A secretária de Cultura, Ana Rosa Augusto, lembrou que muitos ciclistas vêm de várias regiões para apreciar a arquitetura do castelo em estilo austríaco e em breve, a construção trará só orgulho. O secretário de Planejamento, Eduardo Paiva, que acompanhou todo o desenrolar do projeto, inclusive, na questão documental e de planta do imóvel, estava satisfeito em integrar um projeto grandioso como este, não só para o bairro como para a cidade toda.

Há mais de 30 anos, a moradora Lourdes Rodrigues Soares não escondia a emoção de voltar a colocar os pés na construção, agora com a perspectiva de mudança: “O que mais me chamava a atenção era a entrada do castelo, muito bonita”.

Já quem visitava pela primeira elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ferraz. “Será importante não só pela parte cultural, mas para agregar na educação das crianças”, afirmou a professora Daniela. A moradora Maria Josefa de Carvalho tem como lembranças, os casamentos realizados no local: “Era muito lindo”, disse ela, que é uma das vizinhas do prédio.

As autoridades enalteceram a importância do momento, como o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke e o coordenador executivo do Governo, Valter Costa Fernandes, o Valtinho do Som, que mora no bairro e batalhou pelo local.

Compareceram ainda os secretários Adriano Dias Campos (Assuntos Jurídicos); Antonio Carlos (Obras); Carlos Alexandre (Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas); Ivan Santos (Serviços Urbanos); Jackson dos Santos (Governo); José Aparecido Nascimento (Meio Ambiente); José Batista (Esporte e Lazer); Marcelo Dearo (Transportes) e Viviani de Souza (Administração).

A Câmara de Ferraz marcou presença com os vereadores Álvaro Costa, o Kaká; Flávio Batista de Souza, o Inha; Alexandre Silva, o Teteco; Jose Jucá Neto e Osni Pasquarelli.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher