InícioMogi das cruzesSecretaria de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça cuidados de...

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça cuidados de prevenção à dengue no Carnaval

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça os cuidados necessários para prevenir e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti às vésperas do Carnaval. Quem ficar pela cidade pode aproveitar o feriado prolongado para verificar objetos no quintal, caixas d’água e outros pontos de atenção. Se for viajar, vale uma vistoria antes de sair de casa.
As principais dicas são: não deixar expostos materiais que possam acumular água, como potes, garrafas e recicláveis; manter caixas d’água com a tampa fechada; manter piscinas sempre limpas ou cobertas; e descartar todo tipo de material inservível. 
Nessa época do ano, com chuvas frequentes e muito calor, aumenta o número de criadouros do inseto. “Os cuidados preventivos são responsabilidade de todos, principalmente o descarte correto de lixo, detritos e materiais sem uso, afinal, uma simples tampinha de garrafa ou uma sacola plástica podem acumular água e tornar-se ambientes favoráveis à reprodução do mosquito”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
Quem for viajar para alguma cidade que esteja enfrentando surto da doença, a dica é redobrar os cuidados. O paciente com sintomas como febre alta, dor no corpo, mal-estar e manchas vermelhas no corpo deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Outro cuidado importante é o uso pessoal de repelentes e dispositivos elétricos com inseticida líquido dentro dos imóveis. 
Descarte
Nos últimos anos, as mutações do Aedes aegypti mudaram alguns conceitos amplamente divulgados. Agentes de controle de vetores estão encontrando criadouros do mosquito em lixo, principalmente em embalagens de materiais recicláveis acumulados pelos moradores para fins comerciais.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está intensificando as ações de combate à dengue em bairros com casos confirmados da doença, como a Vila Nova União. As atividades incluem visitas, mapeamento, atendimento de denúncias e monitoramento dos locais com notificações.
Mogi das Cruzes aguarda instruções técnicas do Governo do Estado sobre a vacinação contra a dengue. O município foi selecionado para aplicação do imunizante e deverá receber capacitação e doses para aplicação em crianças e adolescentes nas próximas semanas. 
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher