InícioSuzanoSuzano adere ao serviço ‘República Jovem’

Suzano adere ao serviço ‘República Jovem’

Iniciativa é fruto de uma parceria entre o Condemat e o governo do Estado; unidade está localizada no município de Arujá 

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, aderiu ao serviço “República Jovem”, uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em parceria com o governo do Estado. A unidade está localizada na cidade de Arujá e visa promover o acolhimento de jovens do gênero masculino, de 18 a 21 anos, que deixaram os serviços de acolhimento ao completarem a maioridade. O anúncio do novo trabalho foi divulgado nesta quarta-feira (07/02) pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, durante reunião do grupo regional. 
Com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Geraldo Garippo, e da diretora de Proteção de Média e Alta Complexidade, Regiane Marques, as autoridades vistoriaram o local em que vai abrigar, neste primeiro momento, seis jovens. O investimento, segundo o Condemat, foi de R$ 52,1 mil para implantação, com custeio anual de R$ 624,4 mil, sendo cerca de 50% do valor custeado pelo Estado e o restante dividido entre os seis municípios que aderiram ao serviço, sendo eles: Suzano, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá e Santa Isabel. 
O equipamento foi implantado no final de 2023, na cidade de Arujá, e ele serve, segundo Garippo, como um apoio aos jovens que viveram em serviços de acolhimento até atingirem a maioridade, porém, não possuem uma rede de apoio. “Ao completar 18 anos, o jovem deixa o espaço em que viveu parte da sua vida. E, neste caso, aderimos à ‘República Jovem’ justamente para proporcionarmos mais um suporte para construção de sua autonomia”, informou o secretário municipal. 
Em sua fala, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que Suzano conta atualmente com três Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, os Saicas, com 50 vagas disponíveis. “Esse trabalho vem para somar esse serviço já existente e para garantir mais três anos de acolhimento a esse jovem, que está em busca de sua independência. Agradeço todo o apoio do Estado e enalteço a união do Condemat para a promoção desse importante serviço”, concluiu. 
Também estiveram na agenda o presidente do Condemat e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; o secretário-executivo do Consórcio, Adriano Leite; os prefeitos Luís Camargo (Arujá), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos) e Carlos Alberto Taino Junior (Biritiba Mirim), bem como representantes das demais cidades da região do Alto Tietê; a diretora do Programa Bom Prato, Daniela Marim; e a coordenadora de Políticas sobre Drogas do Estado, Eliana Borges.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher