Trabalho foi ampliado para eliminar focos
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba está reforçando as ações de combate à dengue na cidade. O trabalho em conjunto com as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com inspeções em imóveis, fumacê, larvicida e Levantamento do Índice Larvário do Aedes aegypti (LIRAa), com coleta de amostras e análise em laboratório.
As atividades estão sendo reforçadas em bairros como o Marengo, Miray, Morro Branco, Recanto Mônica, Piratininga, Caiuby, Paineira, Maria Augusta e Pequeno Coração. O planejamento considera locais identificados como mais propícios aos focos de dengue por terem mais terrenos baldios e casos identificados em anos anteriores.
“Registramos aumento nos casos de dengue neste ano, assim como em todo o Alto Tietê, por isso reforçamos os trabalhos que já ocorrem todos os anos. Seguiremos pautados pela vigilância e pelo cuidado aos munícipes”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Por meio das inspeções, é possível identificar as áreas com maior proporção e ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes. Além disso, os agentes efetuam o acompanhamento constante dos casos notificados adotando medidas pertinentes ao controle da proliferação das arboviroses.
“A melhor forma de prevenção e controle da dengue é evitar a proliferação do Aedes. Pedimos para que a população contribua, eliminando água armazenada que possa se tornar ponto de criadouro em vasos de plantas e demais recipientes. O combate é um trabalho coletivo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Eduardo Borges