InícioMogi das cruzesPrefeitura de Mogi das Cruzes realiza encontro de brigadistas contra a dengue...

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza encontro de brigadistas contra a dengue nesta quarta-feira

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (21/02), às 9 horas, um encontro com representantes das Brigadas de Combate ao Aedes aegypti no auditório do Cemforpe. Os brigadistas são funcionários das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e também de outros setores municipais e seus equipamentos, administrados de forma direta ou indireta.
O encontro faz parte das ações intensificadas para combater a proliferação do mosquito na cidade. No final de janeiro, também foi criado o Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para condução de ações em conjunto.
“Por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo. São visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados”, ressalta a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. 
Neste ano, até o dia 16 de fevereiro, foram confirmados 138 casos positivos de dengue. O bairro com maior incidência continua sendo a Vila Nova União, ao lado da Vila Oliveira, Jundiapeba, Vila São Sebastião, Vila São Francisco e Centro. 
VACINAÇÃO – Mogi das Cruzes iniciou a vacinação contra a dengue nesta terça-feira (20/2) para crianças e adolescentes de 10 e 11 anos. As doses do imunizante Qdenga, da farmacêutica Takeda, estão disponíveis nos Postos de Saúde Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas e, nesta primeira semana, a vacinação se estenderá inclusive no sábado (24/2).
Serviço
Faixa etária inicial: 10 e 11 anos – novas idades serão liberadas posteriormente, com a chegada dos lotes adicionais.
Quais documentos levar: Documento pessoal do adolescente e do responsável que o acompanha; caderneta de vacinas de rotina; comprovante de endereço ou cartão SIS. 
Importante: não serão vacinadas pessoas residentes fora das áreas contempladas com a vacinação definidas pelo Ministério da Saúde.  
Contraindicações: pessoas com Imunossupressão doenças ou terapias imunossupressoras, transplantes, HIV/AIDS), gestantes e lactantes.  
Precauções e adiamento da vacinação: as situações abaixo devem relatadas para que seja investigado cada caso, a saber se a vacina será contra indicada ou não, ou ainda adiada, conforme a situação da pessoa:  
•    Pessoas com histórico de alergias graves a um dos componentes da vacina ou dose anterior;
•    Em casos de doenças agudas com febre; 
•    Pessoas com doenças crônicas ou com problemas de coagulação;
•    Adolescentes com potencial de engravidar: evitar a gravidez por 3 meses; 
•    Adolescentes que tiveram dengue recentemente, devem aguardar 6 meses para receber a 1ª dose;
•    Adolescentes que porventura tenham sido vacinados no serviço privado, não receberão a dose novamente.  

Locais de vacinação
UBS Braz Cubas: rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340
UBS Ponte Grande: av. Lothar Waldemar Hohene, 70
UBS Vila Natal: rua Cardoso Siqueira, 2.650
UBS Vila Nova Aparecida: rua Aloisio Azevedo, 53
USF Nova Jundiapeba: rua Dolores de Aquino, 601
Dias e horário de vacinação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Nesta primeira semana, a vacinação também acontecerá no sábado (24)
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher