A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (21/02), às 9 horas, um encontro com representantes das Brigadas de Combate ao Aedes aegypti no auditório do Cemforpe. Os brigadistas são funcionários das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e também de outros setores municipais e seus equipamentos, administrados de forma direta ou indireta.
O encontro faz parte das ações intensificadas para combater a proliferação do mosquito na cidade. No final de janeiro, também foi criado o Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para condução de ações em conjunto.
“Por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo. São visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados”, ressalta a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
Neste ano, até o dia 16 de fevereiro, foram confirmados 138 casos positivos de dengue. O bairro com maior incidência continua sendo a Vila Nova União, ao lado da Vila Oliveira, Jundiapeba, Vila São Sebastião, Vila São Francisco e Centro.
VACINAÇÃO – Mogi das Cruzes iniciou a vacinação contra a dengue nesta terça-feira (20/2) para crianças e adolescentes de 10 e 11 anos. As doses do imunizante Qdenga, da farmacêutica Takeda, estão disponíveis nos Postos de Saúde Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas e, nesta primeira semana, a vacinação se estenderá inclusive no sábado (24/2).
Serviço
Faixa etária inicial: 10 e 11 anos – novas idades serão liberadas posteriormente, com a chegada dos lotes adicionais.
Quais documentos levar: Documento pessoal do adolescente e do responsável que o acompanha; caderneta de vacinas de rotina; comprovante de endereço ou cartão SIS.
Importante: não serão vacinadas pessoas residentes fora das áreas contempladas com a vacinação definidas pelo Ministério da Saúde.
Contraindicações: pessoas com Imunossupressão doenças ou terapias imunossupressoras, transplantes, HIV/AIDS), gestantes e lactantes.
Precauções e adiamento da vacinação: as situações abaixo devem relatadas para que seja investigado cada caso, a saber se a vacina será contra indicada ou não, ou ainda adiada, conforme a situação da pessoa:
• Pessoas com histórico de alergias graves a um dos componentes da vacina ou dose anterior;
• Em casos de doenças agudas com febre;
• Pessoas com doenças crônicas ou com problemas de coagulação;
• Adolescentes com potencial de engravidar: evitar a gravidez por 3 meses;
• Adolescentes que tiveram dengue recentemente, devem aguardar 6 meses para receber a 1ª dose;
• Adolescentes que porventura tenham sido vacinados no serviço privado, não receberão a dose novamente.
Locais de vacinação
UBS Braz Cubas: rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340
UBS Ponte Grande: av. Lothar Waldemar Hohene, 70
UBS Vila Natal: rua Cardoso Siqueira, 2.650
UBS Vila Nova Aparecida: rua Aloisio Azevedo, 53
USF Nova Jundiapeba: rua Dolores de Aquino, 601
Dias e horário de vacinação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Nesta primeira semana, a vacinação também acontecerá no sábado (24)