InícioSuzanoSecretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras

Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras

Ao todo, 75 vagas são oferecidas para curso de três meses; cadastro pode ser feito até esta sexta-feira (23/02), por meio do link https://sme.suzano.sp.gov.br/sme2/cursos

A Secretaria de Educação de Suzano está com inscrições abertas para um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que pretende capacitar profissionais da rede municipal e do público em geral cuja função esteja relacionada com atendimento. O cadastro para as 75 vagas que estão sendo oferecidas pode ser feito até esta sexta-feira (23/02), pelo link https://sme.suzano.sp.gov.br/sme2/cursos. A formação será realizada de forma presencial, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Sales, 884 – Centro).
Os participantes serão divididos em três turmas, com 25 alunos em cada. Uma delas terá aulas às segundas-feiras, de 18h30 às 21h30, e as demais receberão as orientações às terças-feiras, sendo uma de 8h30 às 11h30, e a outra das 13h30 às 16h30. Para o primeiro grupo, o curso começa em 4 de março e se encerra em 3 de junho. Para o segundo e terceiro grupos, as aulas se iniciam em 5 de março, terminando respectivamente nos dias 4 e 5 de junho.
Dentre os objetivos propostos estão a difusão da Libras como forma de comunicação dos surdos; o acesso da identidade e da cultura surda para toda a comunidade; o desenvolvimento da expressão facial e corporal para incorporação da Libras; a capacitação de profissionais que atuam no atendimento ao público para facilitar a comunicação com pessoas surdas; e o reconhecimento dos tipos de perdas auditivas.
Durante o curso, serão abordados conteúdos que perpassam diferentes temas, envolvendo disciplinas que apresentam a história da educação de surdos no Brasil e no mundo; alfabeto manual, numeral e datilologia; configuração de mãos, pontos de articulação e movimento; recursos de acessibilidade; vocabulários e verbos; saudação e sentimentos; adjetivos, sinônimo e antônimo; contexto escolar; corpo humano, higiene e saúde; vestuário; estados, países e moradia; transportes e profissões; e calendário.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a formação de profissionais para o atendimento à pessoa com surdez é um avanço para as políticas inclusivas que têm sido desenvolvidas pela administração municipal. “A capacitação em Libras é um passo importante para ampliarmos o número de profissionais capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas, garantindo que elas possam ter mais facilidade no acesso a todos os serviços públicos”, disse.
Segundo o titular da pasta, o curso busca oferecer uma grande oportunidade para que profissionais que atuam em diferentes áreas possam estar preparados para lidar com vários tipos de públicos. “A ideia é capacitar aqueles que atuam em postos de saúde, bibliotecas e demais setores de atendimento ao público, rompendo as barreiras de comunicação em todos os locais onde a pessoa surda necessite de atendimento e encontre dificuldade de comunicação”, finalizou Bassini.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher