InícioSuzanoProfissionais da rede municipal de ensino passam por formação em Horta Pedagógica

Profissionais da rede municipal de ensino passam por formação em Horta Pedagógica

Representantes de cinco escolas da cidade receberam instruções sobre as práticas do plantio nesse tipo de espaço, com o objetivo de complementar a educação dos alunos
A Secretaria de Educação de Suzano promoveu nesta terça e quarta-feira (20 e 21/02) uma formação em Horta Pedagógica para 24 profissionais da pasta na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no Jardim Santa Helena. O grupo é composto por representantes das cinco unidades que serão contempladas com o projeto ao longo do primeiro semestre de 2024. Professores, coordenadores, diretores e pais de alunos receberam orientações sobre as práticas do plantio nesse tipo de espaço, que tem o objetivo de aproximar as crianças da natureza.
O trabalho já vem sendo implementado em outras escolas da cidade com o apoio do Viveiro Municipal Tomoe Uemura e do vereador Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt. Esta formação específica ainda contou com a  parceria da empresa de minerais de fertilizantes ICL América do Sul S.A. e com a organização Civicus, que elabora projetos de educação e engajamento associados à temática da sustentabilidade. A capacitação envolveu ensinamentos teóricos e práticos, para que os profissionais estejam habilitados a orientar os alunos no convívio com as Hortas Pedagógicas, visando o aprendizado dos ciclos de cada espécie de planta e incentivando o contato com a terra. A coordenadora de Projetos da Educação suzanense, Sueli Stuchi, marcou presença na atividade.
Além da Escola Municipal Antônio Marques Figueira, que sediou a formação, as outras unidades que receberão o projeto nesta primeira metade do ano são as Escolas Municipais Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora;  Lidia Lima da Silva, no Jardim Planalto; Professora Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim; e Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia.
A implantação das Hortas Pedagógicas propõe o desenvolvimento de habilidades práticas, científicas e socioemocionais; o estímulo a hábitos alimentares; o envolvimento comunitário; e, especialmente, o incentivo a práticas inclusivas, já que são projetadas para serem fisicamente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, a partir de ferramentas adaptadas e de experiências que estimulam todos os sentidos, que contribuem para a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão.
Sueli Stuchi afirma que as Hortas Pedagógicas trazem inúmeros benefícios para o aprendizado. “Os alunos trabalham com experiências relacionadas à natureza, incentivando o contato com as expectativas e frustrações advindas dos procedimentos adotados no cuidado com as plantas. Ainda busca-se inserir os elementos encontrados neste espaço para apresentar a biodiversidade aos alunos, com plantas de diferentes tamanhos, cores e ciclos”, afirmou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que o projeto se soma a tantos outros que a pasta promove com o objetivo de estimular a autonomia dos alunos. “Sempre buscamos garantir protagonismo aos estudantes e reforçar a relação deles com o meio ambiente. Essa iniciativa permite que as crianças possam mexer com a terra e com as plantas, entendendo os processos envolvidos em cada etapa. Com isso, todos passam a desenvolver uma consciência sustentável ao longo de sua formação, que garantirá um aprendizado mais completo”, ressaltou Bassini.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher