Cerimônia contou com apresentações de alunos e participação de representantes da Federação das Apaes e da OAB de Suzano
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e a primeira-dama Larissa Ashiuchi participaram nesta sexta-feira (16/06) da cerimônia de aniversário dos 45 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. O evento, que contou com apresentações de dança dos alunos da instituição, buscou celebrar a trajetória da unidade e enalteceu a importância da inclusão.
A festividade contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e do ouvidor da Federação das Apaes do estado de São Paulo, Willliam Casanova, que, na oportunidade, representou a presidente da entidade, Vera Lúcia Ferreira. Na ocasião, as autoridades foram recepcionadas pela presidente da Apae Suzano, Silmara dos Reis, e pela diretora Claudinéia Machado.
Durante a cerimônia, a diretoria da Apae destacou o trabalho desenvolvido no município de Suzano, que hoje acolhe 300 alunos, sendo 160 com atendimentos na área da Saúde e 140 na área da Educação, contando com 33 profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e Educação Especial.
Para a manutenção dos serviços, a instituição recebe o suporte da administração municipal, da Câmara Municipal e de deputados do Alto Tietê, tanto em âmbito estadual quanto federal, além das conquistas que são proporcionadas por meio de iniciativas como os projetos “Água Solidária no Farol”, “Nota Fiscal Paulista”, “Troco Solidário” e de reciclagem.
Nos últimos anos, a parceria da Prefeitura de Suzano com a Apae tem promovido melhorias significativas na capacidade de atendimento da instituição. Em 2016, sua estrutura contava com 16 profissionais e atendia a 140 alunos, menos do que o dobro registrado atualmente. Além disso, investimentos nas instalações do espaço contribuíram com o melhor atendimento oferecido no local. Como exemplo, no fim de 2021, foi inaugurada uma nova sala para tratamento odontológico na unidade, que passou a contar com uma cadeira odontológica e kits clínicos completos para manuseio e tratamento, além de equipamentos de esterilização.
A presidente da Apae, Silmara dos Reis, e a diretora da instituição, Claudinéia Machado, ressaltaram a importância dos parceiros para o trabalho realizado no dia a dia. “Estamos tendo muitas conquistas graças a luta dos nossos colaboradores, o apoio dos pais e o suporte de todos que nos ajudam. Temos conseguido avançar na nossa missão de acolher cada aluno que aqui está”, afirmou a presidente, ao ser completada pela diretora. “É muito gratificante ver o que estamos conseguindo fazer com a estrutura que vem nos sendo oferecida. Estou aqui há 20 anos e sinto alegria de vir aqui poder ensinar e aprender com os nossos alunos”, disse.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, declarou que a Apae tem sido cuidada com a atenção que a instituição merece. “A Apae merece o nosso olhar diferenciado. Sabemos que com o amor é que conseguimos transformar a realidade das pessoas que buscam o apoio da instituição. Por onde eu ando, eu falo dos eventos que a Apae promove e como é importante a adesão da população. Esse é um projeto enorme, que acolhe muitas famílias. Por isso, sinto muita felicidade de poder estar nesse evento, para cumprimentar os gestores, os alunos e seus pais, que se dedicam a cada dia para melhorar a vida de seus filhos”, falou.
O chefe do Executivo suzanense, por sua vez, frisou que a entidade tem cumprido sua missão nesses 45 anos de vida. “Essa é uma instituição guerreira, que se manteve firme no seu propósito de acolher cada aluno que precisou de atendimento ao longo de todo esse tempo. A parceria entre a unidade, as famílias e o Poder Público vêm trazendo grandes resultados, que se refletem no acolhimento das pessoas que aqui estão. Agradeço a todos os profissionais da unidade, aos políticos que contribuíram com seu trabalho e a presença das pessoas que vieram prestigiar o evento, refletindo a importância desse local para o município”, sublinhou Ashiuchi.
Também participaram do evento a gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), André Luis Averaldo; e os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Dario Reisinger e João Paulo Ferreira.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano