Secretaria de Saúde está reforçando os trabalhos de vigilância em toda a cidade
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba garantiu o repasse de R$ 1,8 milhão para ações de combate à dengue. O repasse do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Incentivo à Gestão Municipal (IGM), foi direcionado para auxiliar os municípios no enfrentamento às arboviroses urbanas, sobretudo a dengue.
A previsão era que os valores chegassem em maio, mas em decorrência do aumento de casos, o investimento foi antecipado. A secretária de Saúde, Ariana Julião, destacou a importância da verba. “Nossa força-tarefa contra a dengue está percorrendo toda a cidade diariamente, mas com esse recurso, vamos conseguir ampliar o trabalho. Quem ganha é a população e a cidade”, disse.
A pasta continua empenhada em intensificar os trabalhos de vigilância em toda a extensão urbana. As iniciativas envolvem equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e abrangem inspeções em imóveis, aplicação de fumacê, uso de larvicidas e a realização do Levantamento do Índice Larvário do Aedes aegypti (LIRAa), com coleta de amostras e análises laboratoriais.
Além das medidas preventivas nos bairros, Itaquá se destacou, na última segunda-feira (19), a ser a primeira cidade do estado a iniciar a vacinação contra a dengue. As aplicações estão disponíveis em 13 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
“Estamos redobrando os cuidados e vamos manter a concentração no combate, visitando as casas e estimulando a vacinação do público-alvo. Só assim vamos passar por esse momento, com conscientização e muito trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Endereço das unidades
América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500); Caiuby (estrada dos Índios, 1.125); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Josely (rua Floresta, 43); Maragogipe (rua Paulistania, 95); Marengo (avenida Gonçalves Dias, 651); Piratininga (rua Teófilo Braga, 147).
Monte Belo (rua Arujá, 25); Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585); Nicea/Louzada (rua Diamante, 181); Odete (rua Visconde de Taunay, 270); Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380); e Pequeno Coração (rua Vasco da Gama, 346).
Fotos: Dayane Oliveira