InícioRibeirão PìresRibeirão Pires inicia construção de carta de intenções sobre inclusão e direitos

Ribeirão Pires inicia construção de carta de intenções sobre inclusão e direitos

Parceria com Instituto João Clemente contará com capacitação de servidores sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Dando sequência à parceria firmada entre a Prefeitura de Ribeirão Pires e o Instituto Jô Clemente para a execução do projeto “Inclusão, mais que um direito!”, representantes das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social; de Saúde e de Educação e Cultura foram submetidos, nesta terça-feira (27), à aplicação de um questionário para fins de compreender o acesso das pessoas com deficiência na rede de serviços no contexto municipal. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).
Com base nas informações obtidas com o questionário será construída uma carta de intenções a ser entregue aos secretários municipais durante o seminário de encerramento do projeto “Inclusão, mais que um direito!”. A carta será fundamentada no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite (Decreto nº 11.793, de 23 de novembro de 2023), a Lei nº 13.146/2015, denominada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais leis pertinentes à temática.
De acordo com a supervisora da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC), Deisiana Paes, ‘durante a formação, existe a oportunidade de discutir e refletir sobre as políticas e serviços existentes no município, de forma que os profissionais dos mais diversos setores possam ampliar o conhecimento e garantir os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual’. “Assim fomentamos novas políticas públicas de inclusão social e prevenção à violência”.
Projeto – O objetivo é capacitar servidores que atuam na rede de atendimento ao munícipe sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, além de preparar os profissionais para identificar e intervir em situações de violência e violação de direitos.
Desenvolvido em quatro módulos, os encontros abordarão os seguintes temas: “deficiência: um convite para conhecer as diferenças”; “deficiência intelectual”, “crianças e adolescentes: história, cultura e contextos atuais”, “família e seus contextos”, “violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência “, “prevenção à violência”, “introdução à política pública e legislações” e “trabalho em rede: enfrentamento e prevenção”.
A capacitação terá início na segunda quinzena de março, sendo realizada no hall principal do Teatro Municipal Euclides Menato (localizado à Av. Pref. Valdírio Prisco, 193).
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher