InícioRibeirão PìresComo preparação para Entoada, Educação de Ribeirão Pires realiza oficina sobre cultura...

Como preparação para Entoada, Educação de Ribeirão Pires realiza oficina sobre cultura nordestina

Atividade foi voltada para professores de arte dos 4º e 5º anos da rede municipal

Literatura de cordel, forró e muita cultura nordestina. Esse foram os elementos que estavam presentes na primeira oficina cultural, voltada a professores de arte da rede municipal, dos 4º e 5º anos, e que já prepara os educadores para a 2ª edição da Entoada Nordestina, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de março. O conteúdo foi preparado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. 
A oficina tem intenção de introduzir os professores ao mundo cultural nordestino, para que eles possam elaborar atividades que possam ser repassadas aos estudantes em sala de aula. A ideia é de que alunos e educadores possam participar da Entoada Nordestina com trabalhos elaborados em ambiente escolar. 
“A ideia é que os professores possam trabalhar todo esse conteúdo na sala de aula e possam elaborar atividades com os alunos. Então apresentamos a história e os principais escritores de cordel”, disse a orientadora educacional da Prefeitura, Tatiane Ribeiro.
Grande parte do conteúdo que foi passado aos educadores ficou a cargo do orientador de arte da Prefeitura de Ribeirão Pires, Emerson Ribeiro, que mostrou a importância da cultura nordestina no País. Um dos pontos altos foi a apresentação de um trio de forró, composto também por Emerson, que mostrou desenvoltura no comando da rebeca, instrumento muito usado no Nordeste.
Além disso, os professores também tiveram contato com a leitura de cordel, tão popular nos estados que formam o Nordeste, cujas histórias relatam o cotidiano de personagens históricos da região, de elementos da natureza e até mesmo de histórias relacionadas ao folclore. 
Formação – A Secretaria de Educação e Cultura também realizou, durante esta terça-feira (27), primeira rodada de formação com os professores da rede e que estão participando do PAR (Programa de Alfabetização Responsável), projeto fruto de parceria com o Sesi.
Ao longo de todo o dia, os educadores tiveram contato com conteúdo que proporciona abordagens positivas para a alfabetização de estudantes da Educação Infantil, de 4 a 5 anos, e para o Ensino Fundamental I (1º e 2º anos). A intenção do convênio também é a de realizar a formação continuada de professores e gestores municipais.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher