InícioSuzanoMeio Ambiente atua em situação de maus-tratos a cavalo na região norte

Meio Ambiente atua em situação de maus-tratos a cavalo na região norte

Em vídeo, animal aparece amarrado e sendo puxado por um caminhão; caso ocorreu no Miguel Badra e está sendo investigado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou na última quarta-feira (28/02), à Polícia Civil de Suzano, uma denúncia de maus-tratos contra um cavalo ocorrido na região norte da cidade. Um vídeo obtido pelo secretário André Chiang por meio de uma queixa, protocolada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola e pelo deputado federal licenciado Delegado Bruno Lima junto à pasta, mostra o animal amarrado na lateral de um caminhão na rua Mário Bochetti, no bairro Cidade Miguel Badra.
Na reprodução, gravada pelo passageiro de um carro que vinha logo atrás, o veículo aparece em movimento puxando o animal. A ação caracteriza crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei 9.605/1998, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Em posse do vídeo, Chiang foi até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência de maus tratos.
O delegado titular do 2º Distrito Policial de Suzano, responsável pelo atendimento na região do Miguel Badra, Lourival Noronha, analisou as imagens gravadas e afirmou que dará início às investigações sobre o caso. “Chegou ao nosso conhecimento uma transmissão por meio das mídias sociais em que essa pessoa puxava o animal com uma corda amarrada a um veículo. O pessoal do Meio Ambiente protocolou um requerimento conosco para a instauração de um inquérito policial. Serão adotadas todas as medidas cabíveis sobre este caso”, detalhou.
O caso é reincidente. O homem envolvido no crime já foi identificado e possui uma notificação na Secretaria de Meio Ambiente de Suzano por abandono de animal na via pública em outro momento. De acordo com Chiang, a medida visa enquadrar o responsável e alertar a população sobre casos semelhantes. “Estamos entrando com medidas jurídicas para que o tutor perca a posse deste cavalo e a gente possa cuidar junto às ONGs dedicadas à causa animal na cidade. É inadmissível que se pratique violência com animais sem qualquer preocupação. A punição tem de ser dura para inibir e servir de exemplo a outras pessoas que cometem o mesmo tipo de crime”, afirmou o chefe da pasta.
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, tem pena de detenção de três meses a um ano e multa. Denúncias sobre esses crimes em Suzano podem ser feitas junto à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher