InícioRegiãoCapacitação sobre atendimento de casos de sífilis e HIV alcança cerca de...

Capacitação sobre atendimento de casos de sífilis e HIV alcança cerca de cem servidores

Iniciativa da Secretaria da Saúde de Suzano incluiu gestores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos; abordagem destacou tratamento e prevenção

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu nesta segunda-feira (19/06) a etapa final do curso de atualização sobre diagnóstico e tratamento dos casos de sífilis e HIV. Mais de cem profissionais da rede municipal, incluindo gestores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos, entre outros, participaram da capacitação no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro. O evento foi organizado pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV e Hepatites Virais, e pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Prefeitura de Suzano.

Estiveram presentes a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin; a coordenadora de Atenção à Saúde, Tatiane Espírito Santo; a coordenadora da Rede Cegonha, Alcione Sena; e a coordenadora em Educação Permanente de Saúde e Política de Integração Ensino-Serviço, Sandra Cardoso. Entre os especialistas que foram responsáveis pela capacitação dos servidores, participaram a coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexulamente Transmissíveis (IST)/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa; o coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Landim, o médico infectologista Samir Fattah; a médica pediatra Pamela Cuzmar; a psicóloga Camila Tartalioni; e a fisioterapeuta Jerusa Rahal.

O objetivo do curso, que começou na segunda-feira da semana passada (12/06), foi o de apresentar aos servidores da Atenção Básica, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Pronto-Socorro Municipal, dos Consultórios de Rua e da Vigilância Epidemiológica os novos protocolos específicos para sífilis e HIV. No primeiro caso, as orientações tiveram a intenção de proporcionar o aumento do número de testagens de forma a garantir a detecção precoce da infecção. No segundo, foram reforçados conceitos relacionados à prevenção.

A capacitação dos servidores da Saúde também garante ainda mais instrumentos para que seja feita, junto à população, a conscientização em relação à importância com o cuidado e o tratamento, para que possa ser evitada a evolução do quadro clínico. Com relação à sífilis, o tratamento muitas vezes é interrompido porque os pacientes não retornam à unidade de saúde para receberem as doses necessárias. Em relação àqueles com HIV, a medicação correta pode garantir a carga viral indetectável e impedir que o vírus seja transmitido para outras pessoas.

A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV e Hepatites Virais, ressaltou que as atividades de qualificação são fundamentais para o reforço dos procedimentos que são necessários na abordagem aos pacientes. “Temos sempre um cuidado com o público que costuma estar mais vulnerável às infecções sexualmente transmissíveis como os adultos jovens, de 18 a 30 anos, e as gestantes. Para elas, especialmente, temos a preocupação com relação à transmissão vertical, da mãe para o bebê, e a sífilis congênita, que pode acarretar em malformações congênitas”, afirmou Micheli.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que o aperfeiçoamento contínuo dos servidores busca oferecer ainda mais conhecimento para o atendimento de excelência à população. “O objetivo desses encontros é dialogar sobre como podemos proporcionar ainda mais condições para que possamos evitar a transmissão de infecções em nossa cidade. Quanto mais informações pudermos compartilhar, maior é a chance de garantirmos o tratamento no tempo oportuno e preservar o bem-estar dos munícipes”, declarou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher