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Governo do Estado anuncia pacote de investimentos para mobilidade da área do CONDEMAT+

Criação de complexo de alças de acesso do Rodoanel, marginais da Ayrton Senna e extensão do trem até César de Souza são alguns dos destaques

A mobilidade urbana da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) ganhará um aporte de mais de R$ 2 bilhões do Governo do Estado. Um dos principais investimentos é a implantação do complexo viário, que contempla novas alças do Rodoanel na divisa de Suzano e Poá. A autorização para a elaboração do projeto executivo do empreendimento foi assinada nesta quinta-feira (14), durante reunião realizada pelos prefeitos do consórcio com o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
No encontro foi autorizado, ainda, o projeto executivo para as marginais da Rodovia Ayrton Senna no Taboão, em Mogi das Cruzes, e em Itaquaquecetuba, além do anúncio de recursos para as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que inclui a extensão da linha 11-Coral até César de Souza, em Mogi das Cruzes.
Para o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, o anúncio do pacote de investimentos da região será um importante vetor de desenvolvimento e crescimento para a região. “As alças do Rodoanel são uma luta antiga do CONDEMAT+ que vão melhorar a acessibilidade e qualidade de vida da população. Há muito tempo já vínhamos lutando por esses projetos, como os investimentos nas redes ferroviária que atendem vários municípios do Alto Tietê. Todos esses aportes vêm beneficiar a nossa região e alcançam todas as cidades que compõem o CONDEMAT+”, destacou.
O projeto do Complexo Viário prevê a construção de uma alça a partir de Suzano na altura da Avenida Brasil, que passará pela linha férrea. O trecho contará com uma passarela de pedestres e a readequação das vias existentes, além de uma pista marginal externa de 1,5 quilômetro. Na área de Poá está prevista a remodelação da rotatória de acesso à cidade e a construção de um viaduto. Ao todo, o sistema beneficiará 1,6 milhão de pessoas e gerará 3 mil empregos diretos e indiretos. O projeto da SPMAR, concessionária responsável pelo trecho. A expectativa é que o cronograma tenha a conclusão do projeto executivo ainda neste ano, início das obras para 2025 e entrega em 2026.
O projeto de concessão das linhas 11-Coral e 12-Safira foi detalhado com previsão de realização do leilão até o final de 2024. Além da extensão da linha 11 até César de Souza, um pedido antigo de Mogi das Cruzes, foram anunciadas as reconstruções das estações de Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes, assim como a ampliação da linha 12 até Suzano e reconstrução da estação Itaquaquecetuba.
Na ocasião, a concessionária Ecopistas apresentou o projeto da Marginal do Taboão, em Mogi das Cruzes, que terá 7,2 quilômetros de extensão conectando a Mogi-Dutra (SP-88) e a Estrada Mauro Auricchio. O empreendimento prevê rotatórias e viadutos sobre as linhas férreas da MRS. Já na altura de Itaquaquecetuba estão planejadas três novas alças de acesso à Rodovia Ayrton Senna (SP-70).
Os prefeitos de Arujá, Luís Camargo; de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues; de Mogi das Cruzes, Caio Cunha; e de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ressaltaram que os investimentos anunciados serão propulsores do desenvolvimento da região, modernizando a área e atraindo novos investimentos. A reunião contou com a presença de representantes de entidades e de autoridades de todo Alto Tietê.
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