Secretaria Municipal de Educação começa ano letivo com a retomada de programas como Embarcando na Estação Literária, Colhendo Saberes na Escola da Natureza e outros
Em 2024, possibilitar experiências de aprendizagens diversas, tanto dentro como fora das quatro paredes da sala de aula, continua sendo o fio condutor e norteador da Rede Municipal de Ensino de Guararema. Por isso, o ano letivo dá continuidade às atividades extraclasse idealizadas para cada faixa etária.
Pensando em englobar a comunidade escolar como um todo, propiciando aos alunos o desenvolvimento e a construção de uma vida saudável e feliz, a Secretaria de Educação tem atualmente dez programas em fase de retomada. São eles: Colhendo Saberes na Escola da Natureza, Embarcando na Estação Literária, Visitando Museus, Mirando Guararema, Nos Trilhos do Saber, Semana Brincante, Festa Literária de Guararema, Programa Bombeiro na Escola e Descobrindo a Fábrica, além da parceria com a Polícia Militar, com a continuidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
As atividades extraclasse começam já em março, quando os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental vão embarcar em uma “aventura especial” e conhecer os cantos e encantos da Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.
Ao mesmo tempo, as turmas do 5º ano vão à Escola da Natureza Francisca Lerario, no bairro Feital, pelo Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza, que oferece contato com a natureza e desenvolvimento de atividades “mão na massa”. Nesta oportunidade, os alunos têm contato com um espaço de visitação e aprendizagem sustentado por quatro pilares: Arte, Educação, Ludicidade e Meio Ambiente.
“A Secretaria de Educação de Guararema acredita e defende que o ensino de qualidade é constituído por múltiplos fatores que não podem ser negligenciados, como distribuição de material e uniformes escolares de qualidade, alimentação escolar nutritiva e balanceada, formação continuada aos profissionais, além das saídas pedagógicas exclusivas e alinhadas ao conteúdo programático, onde o foco é, sem dúvidas, o desenvolvimento, desempenho e aprendizagem dos alunos”, resume a secretária municipal Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.