Objetivo é ouvir e acolher demandas da população para promover melhorias nos serviços e em equipamentos municipais
A Secretaria de Planejamento e Finanças de Suzano realizará nesta quinta-feira (28/03) uma audiência pública para debater o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2025 e detalhar as metas a serem alcançadas pela administração municipal. O evento ocorrerá a partir das 18 horas no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista).
Este encontro com a população é fundamental para que as equipes da pasta possam receber sugestões e demandas a serem alteradas ou incluídas na LDO, de maneira que isso possa promover melhorias nos serviços e em equipamentos municipais que estejam no planejamento da administração para atender aos desejos e expectativas dos cidadãos.
A LDO tem como objetivo estabelecer o montante de recursos que o governo municipal pretende economizar no ano, estabelecer regras, vedações e limites para dispêndios, autorizar o aumento das despesas com pessoal, regulamentar as transferências a entes públicos e privados e disciplinar o equilíbrio entre as receitas e gastos. A LDO ainda define as regras para a elaboração, organização e execução do orçamento do ano seguinte.
Após a audiência, o projeto deve ser encaminhado à Câmara de Suzano para votação e, em seguida, caso aprovado, é devolvido para sanção do prefeito, conforme determina a Lei Orgânica do Município (LOM). A LDO norteia a Lei Orçamentária Anual (LOA), discutida junto à população e ao Poder Legislativo no segundo semestre, para definição do orçamento da cidade para o ano seguinte, conforme o direcionamento de cada setor.
O secretário Itamar Viana afirmou que a participação da população neste momento é importante para trazer demandas a fim de serem avaliadas e incluídas no texto. “Por isso a gente convoca quem puder comparecer à audiência. É um momento de troca de informações entre Poder Público e munícipe. A LDO é um instrumento muito importante para equilibrarmos as finanças do ano que vem. É uma peça de planejamento de gestão”, disse.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano