InícioItaquaquecetubaPrograma Escola Aberta atende mais de 400 estudantes imigrantes em Itaquá

Programa Escola Aberta atende mais de 400 estudantes imigrantes em Itaquá


Iniciativa assegura direitos às famílias imigrantes da área pedagógica à social

Itaquaquecetuba possui mil crianças imigrantes matriculadas vindas de oito países. Dessas, 447 são atendidas pelo programa Escola Aberta, que tem por objetivo acolher as famílias e os estudantes imigrantes na rede municipal de ensino. O programa auxilia atuais munícipes que vieram da Bolívia, Venezuela, Paquistão, Haiti, Paraguai, Chile, Afeganistão e China da área pedagógica à social.
Criado em outubro de 2022, a proposta é conduzida pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial, que possui uma equipe de atendimento composta por professores que dominam as línguas espanhola e inglesa, o que torna o atendimento acessível e humanizado. 
“Há uma crescente demanda de imigrantes em Itaquá, por isso montamos essa rede de apoio que transcorre do âmbito educacional ao social, visto que esses imigrantes enfrentam situações como discriminação/xenofobia, violência psicológica e vulnerabilidade social”, destacou a chefe da pasta, Maria Cristina Perpétuo.
O sucesso da iniciativa também se dá pela parceria com as secretarias de Saúde, Esporte, Mulher, Desenvolvimento Social, Fundo Social e Defensoria Pública que intermediam ações de orientação sobre higiene bucal, documentação, encaminhamentos médicos e relação escola-família. O programa, inclusive, auxilia na interlocução durante as consultas médicas.
“Ao criar espaços com lugar de fala e promover uma cultura de escuta receptiva e inclusiva, as escolas desempenham um papel crucial no apoio aos estudantes imigrantes e na promoção de uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural e étnica da população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
Nas escolas, a equipe orienta os gestores e professores quanto ao acolhimento, matrícula e estratégias pedagógicas para melhor atender o estudante imigrante. Também são realizadas rodas de conversa para criar momentos de interação, fala e escuta da realidade das famílias. 
“Dessa forma acontece o acolhimento, a troca de informações e orientações sobre os direitos e deveres dos estudantes, além da devolutiva das famílias que se mostram gratas pela ação pois conseguem se expressar no seu idioma e, consequentemente, são entendidas”, explicou a secretária.
A rede municipal de ensino recebe, ainda, material do Governo Federal com instruções sobre como acolher os imigrantes na rede pública e, em sala de aula, eles utilizam o mesmo material didático numa perspectiva inclusiva.
As famílias imigrantes com estudantes na rede municipal interessadas em fazer parte do programa podem procurar qualquer uma das 120 unidades escolares ou o Departamento de Educação Especial, que atende na rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia e pelos telefones (11) 4647-5200 / 4642-0333 / 4753-1027 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher