Caep está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar, no Jardim Monte Cristo; o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanharam evento
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10/04), no bairro Jardim Monte Cristo, foi oficializada a inauguração da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) em Suzano. A unidade está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizado na avenida Paulista, 173. É a primeira unidade deste segmento instalada no Alto Tietê. Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado.
A solenidade de inauguração contou com a presença de prefeitos da região, deputados, autoridades agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, policiais civis e militares de diversas cidades, além de membros da sociedade civil. A entrega representa um marco para Suzano e para o Alto Tietê e é o primeiro passo para a criação de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), uma das principais reivindicações de autoridades políticas e de segurança pública na região.
A Caep servirá para estruturar o efetivo de militares para a chegada de novos policiais que vão compor essa unidade no futuro. A companhia foi criada dentro da própria Polícia Militar para atuar de forma especializada no combate ao crime, agindo de forma semelhante aos padrões do Batalhão de Policiamento de Choque. A nova unidade será comandada pelo capitão Thiago Machado Ramalho e atenderá, além de Suzano, outras sete cidades do Alto Tietê sob responsabilidade do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12): Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis.
O comandante-geral da Polícia Militar, Cássio Araújo de Freitas, citou que o Alto Tietê é a única região que circunda a capital e que não possui um batalhão especial e afirmou que a ideia, com a unidade da companhia, é equilibrar todos os comandos da corporação no Estado. “Começamos a conversar sobre a necessidade de Baep aqui assim que assumi o Comando Metropolitano. A gênese do Baep é a Caep, para trazer viaturas e fazer instruções de maneira que quando os novos policiais trabalharem nesta missão, eles já estejam preparados”, discursou o comandante aos policiais presentes.
O efetivo da Caep conta atualmente com 61 policiais, 14 viaturas e nove cães. Eles estão atuando desde 21 de novembro de 2023 na região. Neste período, mais de mil pessoas foram abordadas, ao menos 400 veículos foram vistoriados e número de pessoas presas passa de cem. As instalações possuem três salas para atuação dos policiais, além do dormitório do comandante.
O presidente da Alesp lembrou das constantes solicitação realizadas para outras gestões para a implantação da Caep no Alto Tietê. “Nós éramos cobrados para trazer um batalhão e eu falava que iria chegar a hora. Hoje (quarta-feira), estamos celebrando o ganho da Caep para nossa região e no ano que vem estaremos aqui inaugurando o Baep, se Deus permitir. Estamos muito felizes de ter essa estrutura da Polícia Militar aqui no Alto Tietê”, salientou o parlamentar.
Após a solenidade, os policiais que integram a nova companhia deram início à “Operação Gênesis”, que visa combater o crime, preservar a ordem pública e atender denúncias. Os PMs foram para as ruas realizar patrulhamento preventivo, abordagens e pontos de bloqueio.
O secretário Derrite citou as recentes ações realizadas, enalteceu as equipes da corporação e garantiu que o crime organizado “não terá espaço” em São Paulo. “O Baep é uma grande iniciativa da Polícia Militar e a expansão dele tem sido um sucesso. Esse mesmo Caep aqui esteve na “Operação Verão III” e cumpriu com a missão. Se o crime organizado quer criar um estado paralelo, o governo não vai permitir”, afirmou o chefe da pasta paulista.
Por fim, o prefeito homenageou o secretário, o presidente da Alesp e o governador Tarcísio de Freitas com placas, comemorou a implantação da companhia e disse que a unidade é um “passo importante” para a construção de um Baep. “É um momento ímpar esperado pela nossa região e o primeiro passo para a formação do Baep é a instalação da Caep. Tenho certeza que ele vai fortalecer nossa GCM e as polícias da região. Teremos mais segurança pública no Alto Tietê e agradeço o governo do Estado como cidade sede para receber essa companhia da Polícia Militar”, discursou o chefe do Poder Executivo.
Presentes
Também participaram da cerimônia o deputado estadual Dimas Mecca Sampaio, o Major Mecca; o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho; os secretários municipais de Suzano Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa, além dos vereadores Pedro Ishi, Gerice Lione e Artur Takayama; e demais autoridades da região.
Estiveram presentes ainda o chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Caio Marcos de Oliveira; o comandante-interino do CPA/M-12, Alexandre Vasconcelos; o comandante do 32º BPM/M, Gilberto Tsutomu Ito; o comandante do 17º BPM/M, Joel Chen; o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Waldir Covino Júnior; o delegado-titular da Delegacia Central de Suzano, Benedito Queiroz; o delegado da Delegacia de Poá, Eliardo Jordão; e a comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano