InícioSuzanoCompanhia de Ações Especiais da PM é inaugurada oficialmente em Suzano

Companhia de Ações Especiais da PM é inaugurada oficialmente em Suzano

Caep está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar, no Jardim Monte Cristo; o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanharam evento

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10/04), no bairro Jardim Monte Cristo, foi oficializada a inauguração da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) em Suzano. A unidade está instalada nas dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizado na avenida Paulista, 173. É a primeira unidade deste segmento instalada no Alto Tietê. Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado. 
A solenidade de inauguração contou com a presença de prefeitos da região, deputados, autoridades agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, policiais civis e militares de diversas cidades, além de membros da sociedade civil. A entrega representa um marco para Suzano e para o Alto Tietê e é o primeiro passo para a criação de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), uma das principais reivindicações de autoridades políticas e de segurança pública na região.
A Caep servirá para estruturar o efetivo de militares para a chegada de novos policiais que vão compor essa unidade no futuro. A companhia foi criada dentro da própria Polícia Militar para atuar de forma especializada no combate ao crime, agindo de forma semelhante aos padrões do Batalhão de Policiamento de Choque. A nova unidade será comandada pelo capitão Thiago Machado Ramalho e atenderá, além de Suzano, outras sete cidades do Alto Tietê sob responsabilidade do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12): Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis.
O comandante-geral da Polícia Militar, Cássio Araújo de Freitas, citou que o Alto Tietê é a única região que circunda a capital e que não possui um batalhão especial e afirmou que a ideia, com a unidade da companhia, é equilibrar todos os comandos da corporação no Estado. “Começamos a conversar sobre a necessidade de Baep aqui assim que assumi o Comando Metropolitano. A gênese do Baep é a Caep, para trazer viaturas e fazer instruções de maneira que quando os novos policiais trabalharem nesta missão, eles já estejam preparados”, discursou o comandante aos policiais presentes.
O efetivo da Caep conta atualmente com 61 policiais, 14 viaturas e nove cães. Eles estão atuando desde 21 de novembro de 2023 na região. Neste período, mais de mil pessoas foram abordadas, ao menos 400 veículos foram vistoriados e número de pessoas presas passa de cem. As instalações possuem três salas para atuação dos policiais, além do dormitório do comandante.
O presidente da Alesp lembrou das constantes solicitação realizadas para outras gestões para a implantação da Caep no Alto Tietê. “Nós éramos cobrados para trazer um batalhão e eu falava que iria chegar a hora. Hoje (quarta-feira), estamos celebrando o ganho da Caep para nossa região e no ano que vem estaremos aqui inaugurando o Baep, se Deus permitir. Estamos muito felizes de ter essa estrutura da Polícia Militar aqui no Alto Tietê”, salientou o parlamentar.
Após a solenidade, os policiais que integram a nova companhia deram início à “Operação Gênesis”, que visa combater o crime, preservar a ordem pública e atender denúncias. Os PMs foram para as ruas realizar patrulhamento preventivo, abordagens e pontos de bloqueio.
O secretário Derrite citou as recentes ações realizadas, enalteceu as equipes da corporação e garantiu que o crime organizado “não terá espaço” em São Paulo. “O Baep é uma grande iniciativa da Polícia Militar e a expansão dele tem sido um sucesso. Esse mesmo Caep aqui esteve na “Operação Verão III” e cumpriu com a missão. Se o crime organizado quer criar um estado paralelo, o governo não vai permitir”, afirmou o chefe da pasta paulista.
Por fim, o prefeito homenageou o secretário, o presidente da Alesp e o governador Tarcísio de Freitas com placas, comemorou a implantação da companhia e disse que a unidade é um “passo importante” para a construção de um Baep. “É um momento ímpar esperado pela nossa região e o primeiro passo para a formação do Baep é a instalação da Caep. Tenho certeza que ele vai fortalecer nossa GCM e as polícias da região. Teremos mais segurança pública no Alto Tietê e agradeço o governo do Estado como cidade sede para receber essa companhia da Polícia Militar”, discursou o chefe do Poder Executivo.
Presentes
Também participaram da cerimônia o deputado estadual Dimas Mecca Sampaio, o Major Mecca; o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho; os secretários municipais de Suzano Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa, além dos vereadores Pedro Ishi, Gerice Lione e Artur Takayama; e demais autoridades da região.
Estiveram presentes ainda o chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Caio Marcos de Oliveira; o comandante-interino do CPA/M-12, Alexandre Vasconcelos; o comandante do 32º BPM/M, Gilberto Tsutomu Ito; o comandante do 17º BPM/M, Joel Chen; o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Waldir Covino Júnior; o delegado-titular da Delegacia Central de Suzano, Benedito Queiroz; o delegado da Delegacia de Poá, Eliardo Jordão; e a comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher