InícioSuzanoEvento no Paço Municipal marca 75 anos de Suzano com exposição e...

Evento no Paço Municipal marca 75 anos de Suzano com exposição e homenagens

Foram congratulados o autor do hino da cidade, José de Gouvêa, o historiador Ariovaldo Pereira Nunes, o comendador Estevam Galvão, o prefeito e a primeira-dama

O Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa viveu uma manhã especial nesta quinta-feira (11/04) para celebrar os 75 anos de emancipação político-administrativa de Suzano. No Cineteatro Wilma Bentivegna, foi preparada pela prefeitura uma solenidade para prestar homenagens a personalidades que contribuíram na construção da história da cidade como o autor do hino suzanense, José de Gouvêa, o historiador Ariovaldo Pereira Nunes e o comendador Estevam Galvão.
Por ser realizada justamente na data em que se comemora o “Dia do Prefeito”, a cerimônia também homenageou o chefe do Poder Executivo municipal, Rodrigo Ashiuchi, e a primeira-dama Larissa Ashiuchi. Após o evento, os presentes foram convidados para o lançamento da exposição “História Especial 75 anos, de 1949 a 2024”, disponível no subsolo, que apresenta registros sobre a evolução do município e de momentos marcantes para Suzano. As gravuras ficarão acessíveis à população neste espaço até a próxima sexta-feira (19/04).
A solenidade começou e terminou ao som da Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência do maestro Binho e foi conduzida pela Secretaria Municipal de Governo, liderada pelo titular da pasta, Alex Santos, que realizou a atividade com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, chefiado por Renato Swensson; e da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, sob a responsabilidade do secretário Paulo Pavione. A pasta disponibilizará na próxima semana, no site da administração municipal, um link que apresentará os locais de referência da cidade, fazendo alusão aos “75 motivos para se orgulhar”, com texto e áudio descritivo.
Marcaram presença os secretários municipais Arnaldo Marin Junior; o Nardinho (Esporte e Lazer); Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); Leandro Bassini (Educação); Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação, e Meio Ambiente); Afrânio Evaristo da Silva (Chefia de Gabinete e Segurança Cidadã); os vereadores de Suzano Artur Takayama; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; e os vereadores de Poá, David de Araújo Campos, o Tio Deivão; e Lucas Ferrari.
Em visita à exposição, todos puderam apreciar uma sequência de fotos que apresentam o desenvolvimento do município, desde os primeiros dias de sua emancipação político-administrativa. Como exemplo, podem ser encontrados o descerramento do laço inaugural do primeiro Paço Municipal pelo então prefeito Abdo Rachid, em 1952; imagem da rua General Francisco Glicério nos anos de 1940; uma procissão saindo da antiga Igreja São Sebastião do Guaió, na década de 1930; um registro da Academia Terazaki, com o mestre Davi Trinca, com mais de 40 anos; e até mesmo um jogo beneficente com participação dos integrantes dos “Trapalhões” no antigo Ginásio Paulo Portela. Em uma das galerias, é possível acompanhar retratos que mostram o antes e depois de alguns cenários que mostram a vista aérea da cidade, a estação de trem e o endereço onde hoje funciona o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT).
Homenagens
O prefeito e a primeira-dama entregaram em mãos uma placa de deferência aos homenageados. O primeiro a subir no palco foi o autor José de Gouvêa, que contou os detalhes relacionados a essa produção do hino. “Meu trabalho foi inspirado nos poemas de Gonçalves Dias, que contribuíram com meu interesse pela literatura. Concorri com três produções no concurso que escolheria o hino da cidade, na década de 1980, e tive a intenção de fazer uma música que todos pudessem cantar. Quando destacamos na letra ‘bandeira de todas as cores’, buscamos valorizar aqueles que chegaram de outros municípios e ajudaram a construir a história da nossa cidade. Muitos deles trabalharam em nossas indústrias, que ajudaram a transformar Suzano na ‘cidade progresso’, outro termo também inserido na letra”, declarou o compositor.
O segundo a ser chamado foi o historiador Ariovaldo Pereira Nunes, que contribuiu com seus arquivos para a exposição. Na oportunidade, foi destacada sua trajetória na cidade, com participação direta na elaboração do Plano Diretor que foi formulado nos anos 1970, a realização da Festa do Peão Boiadeiro e a organização do Concurso Miss Suzano, fatos que o ajudaram a montar um acervo pessoal de 45 mil fotos. “Nosso trabalho de valorização da história de Suzano foi muito impulsionado com o apoio que tivemos da Universidade de São Paulo (USP). Pude intermediar esse processo para a vinda de técnicos da instituição, que ficaram dois anos pesquisando os fatos relacionados ao município. Hoje me sinto mais suzanense do que nunca, por estar sendo homenageado”, frisou ele.
A terceira personalidade a receber a placa foi o comendador Estevam Galvão, que esteve à frente da Prefeitura de Suzano por quatro mandatos. Ele fez questão de parabenizar a atual gestão pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “Cumprimento carinhosamente o prefeito Rodrigo Ashiuchi e a primeira-dama Larissa Ashiuchi. Estamos acompanhando uma administração brilhante, pela dedicação de quem está à frente do Poder Executivo municipal nos últimos anos. Aproveito para cumprimentar também os secretários Alex Santos e Paulo Pavione, pela realização deste evento. Seguramente, Suzano tem muito mais do que 75 motivos para se orgulhar, pois esta é uma cidade abençoada”, disse Estevam, que também cumpriu mandatos como deputado estadual e deputado federal.
O vereador Artur Takayama falou em nome do Poder Legislativo suzanense e elogiou a iniciativa de homenagear as personalidades. “A Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias municipais envolvidas nesta realização, foi muito assertiva na indicação desses nomes nesta oportunidade. Parabenizo a todos pelo trabalho que desenvolveram em prol da cidade”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Governo reforçou o trabalho de toda a sua equipe para a organização da solenidade e da exposição. “Queria agradecer especialmente à Beatriz (Cruz), ao André (Bom Fim), que fazem parte do Governo, e ao Gabriel (Albanes), da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, que se empenharam muito para que fosse possível a realização desse evento e, por isso, também gostaria de fazer uma deferência a eles com placas de reconhecimento. Precisávamos fazer uma solenidade à altura das personalidades que homenageamos nesta manhã. Agradeço a confiança do prefeito Rodrigo Ashiuchi e o parabenizo pelo seu dia, de forma tão merecida, assim como agradeço ao apoio da primeira-dama”, pontuou o secretário.
Larissa retribuiu o agradecimento e reforçou sua ligação com a cidade. “Suzano me escolheu há duas décadas e aqui sempre fui bem acolhida. Meu papel é retribuir esse carinho com respeito, trabalho e solidariedade. Para mim, é motivo de muita emoção receber essa homenagem e seguirei sempre buscando o melhor para o município”, declarou a primeira-dama.
O chefe do Poder Executivo suzanense frisou, no “Dia do Prefeito”, o trabalho que vem sendo desenvolvido nos pouco mais de sete anos em que está à frente da administração municipal. “Tenho certeza de que entregaremos uma cidade muito melhor do que aquela que encontramos em janeiro de 2017. Fico muito honrado em receber essa homenagem e especialmente com a oportunidade que a população me proporcionou de ser prefeito de Suzano por dois mandatos. Temos feito as melhorias que a cidade necessitava e tiramos do papel os projetos que há muitos anos estavam parados. Atuamos para melhorar a qualidade de vida da população e honrar a confiança que foi depositada em nosso trabalho”, sublinhou Ashiuchi.
Também participaram da cerimônia, a diretora de Patrimônio da administração municipal, Rita Paiva; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), Maria Margarida Mesquita; o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), César Braga; o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor de Vigilância Sanitária, Mauro Vaz; e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher