Ação visa preparar profissionais para lidar com espécies venenosas durante o trabalho de zeladoria nas vias da cidade
Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, promoveu uma palestra de capacitação de manejo de animais peçonhentos e venenosos para os funcionários da limpeza pública da cidade. O evento ocorreu na base da equipe ambiental e faz parte do calendário do Junho Verde na Estância.
Os profissionais, que frequentemente se deparam com animais peçonhentos durante a limpeza das vias da cidade, tiveram a oportunidade de aprender sobre os diferentes tipos de animais venenosos e suas características. Além disso, puderam observar de perto algumas cobras que estão sob os cuidados da equipe.
Ribeirão Pires é uma cidade coberta pela Mata Atlântica, com uma grande preservação ambiental, e, por esse motivo, o avistamento de animais silvestres, incluindo cobras, é algo muito comum na região. Com o intuito de evitar acidentes e garantir a segurança tanto dos munícipes quanto dos próprios funcionários, a capacitação abordou também zoonoses comuns e a febre maculosa.
A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, ressaltou a importância de ensinar a esses profissionais os métodos básicos para evitar ferimentos tanto para si mesmos quanto para os animais.
“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ribeirão Pires busca fortalecer a conscientização ambiental e a capacitação dos profissionais da limpeza pública, contribuindo para um trabalho mais seguro e eficiente, além de promover a preservação da fauna local”, observou a secretária.