InícioSuzanoEscolas municipais recebem projeto de horta e pomar comunitários

Escolas municipais recebem projeto de horta e pomar comunitários

Espaços estão localizados no Residencial Nova América e no Jardim Gardênia Azul e tiveram plantio de mudas de verduras, hortaliças e árvores frutíferas

A Prefeitura de Suzano realizou o plantio de mudas de árvores, verduras e hortaliças nesta sexta-feira (12/04) em duas escolas da rede municipal de ensino. Os espaços, entregues pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, são parte do projeto “Horta e Pomar na Escola”, que tem como objetivo promover a educação ambiental e a alimentação saudável nas unidades escolares. Os eventos foram acompanhados pela primeira-dama e dirigente do viveiro, Larissa Ashiuchi, do vereador Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt, e do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.
Cerca de 120 alunos participaram das atividades que aconteceram nas escolas municipais Zaira Assen Torrano, no Residencial Nova América, no período da manhã; e Esther Hidalgo Leite Rondinelli, no Jardim Gardênia Azul, na parte da tarde. Os pomares e hortas foram construídos por meio do projeto, que é realizado pelo Viveiro Municipal com o apoio da Secretaria de Educação, sendo viabilizado por emenda impositiva do vereador Marcio Malt.
As crianças realizaram plantio de mudas de verduras e hortaliças, como alface, couve, coentro, salsa e cebolinha. Além das hortas, elas também cultivaram pés de pitanga, maracujá, amora, acerola, jabuticaba, limão, laranja e mexerica. Na escola Esther Hidalgo Leite Rondinelli, 23 alunos participaram da atividade. Já na Zaira Assen Torrano, a ação teve cerca de 90 alunos.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, lembrou da importância de ensinar as crianças a preservarem o meio ambiente e terem uma alimentação saudável por meio do projeto. “A parceria faz com que tenhamos, desde cedo, crianças com um olhar importante para a saúde delas. O plantio é simbólico, mas a educação será para a vida delas”, afirmou Bassini.
O projeto ocorre em diversas escolas da rede municipal e tem se expandido para unidades que ainda não o haviam recebido. A ideia é fazer com que as crianças promovam o cultivo para que as verduras e hortaliças se desenvolvam e, posteriormente, sejam colhidos e entregues às famílias dos alunos.
A primeira-dama e dirigente do viveiro, Larissa Ashiuchi, enalteceu o projeto e parabenizou as equipes das escolas pela dedicação com as crianças para fechar o ciclo de desenvolvimento das hortaliças. “O ‘Horta e Pomar na Escola’ funciona muito bem aqui na cidade porque os professores abraçam a ideia. Desde o plantio até a colheita há um grande cuidado por parte deles para que tudo dê certo e para que a mensagem seja bem entendida pelas crianças. Estamos educando uma geração que desde cedo vai ajudar a preservar o meio ambiente”, afirmou ela.
As atividades desta sexta-feira ainda contaram com as presenças da gestora estratégica da pasta da Educação, Renata Priscila, e do diretor do Viveiro, Marcelo Silva.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher