Primeira estrutura foi montada no Parque Maria Helena e garantirá uma fonte de alimento para os moradores do bairro; projeto é de autoria do vereador Marcio Malt
A Prefeitura de Suzano, por meio das equipes do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, inaugurou a nova horta comunitária do bairro Parque Maria Helena na manhã desta quarta-feira (21/06). O espaço, posicionado no cruzamento das ruas Benedito Faria Marques Filho com a Albert Fink, é o primeiro de uma série de locais que serão implementados como parte da Lei N° 5291/2021, cujo projeto foi desenvolvido pelo vereador Márcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt.
Na ocasião, a gestora do Viveiro Municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, esteve acompanhada de Márcio Malt e do coordenador do viveiro, Marcelo da Silva, para verificar o espaço concluído nesta semana para o plantio de itens voltados para consumo dos moradores da região, como alface, almeirão, cebolinha e salsa.
A lei em questão confere a possibilidade da implantação de um espaço desta natureza em um terreno no qual não existam projetos de construção previstos para ter início dentro de um ano. Mediante isso, a criação de uma horta comunitária pode ser sugerida por moradores que, em contrapartida, farão a manutenção do espaço com suporte do Viveiro Municipal.
No Parque Maria Helena, os cuidados da estrutura serão conduzidos por Wanderlei Antônio Correa e sua esposa, Luizimar Pereira dos Santos. Moradores da residência vizinha ao terreno, o casal contará com total apoio das equipes municipais para garantir o desenvolvimento da plantação e eventuais reparos no ambiente, tudo para garantir a melhor colheita possível para o consumo.
Segundo Correa, a criação da horta, somada às melhorias na infraestrutura e no paisagismo geral, é um avanço importante para o bairro. “Ter um espaço assim ajuda também no dia a dia, porque agora a gente consegue ver um ambiente aperfeiçoado que também fará a diferença para quem puder aproveitar as colheitas”, disse.
Marcio Malt comentou que promover uma estrutura como esta possibilita os munícipes a terem um uma fonte de alimento própria. “Agradeço o empenho da primeira-dama Larissa e de toda a equipe do viveiro por serem tão atuantes nesta iniciativa. Em breve, estaremos implementando outras hortas pela cidade, o que trará ganhos importantes para todos”, comentou.
Por sua vez, Larissa agradeceu o apoio do parlamentar, ressaltando também a importante colaboração dos moradores do bairro. “Acredito que juntos, nós podemos trazer importantes melhorias não apenas no bem-estar social com uma fonte própria de verduras e legumes, mas também com a paisagem, pois a horta confere um visual diferenciado”, concluiu.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano