InícioRibeirão PìresRede de cuidado à saúde mental de Ribeirão Pires realiza matriciamento para...

Rede de cuidado à saúde mental de Ribeirão Pires realiza matriciamento para reforçar atendimento na cidade

Reuniões terão papel de discutir projetos, casos, cuidados clínicos e reforçar o cuidado aos pacientes que usam os serviços municipais 

Na última quarta-feira (24), a Atenção Primária – UBS e USFs, juntamente com a coordenadoria de saúde mental de Ribeirão Pires, realizou reunião de matriciamento na Unidade Básica de Saúde Central. O objetivo foi alinhar e desenvolver propostas terapêuticas para os usuários dos serviços municipais. Profissionais da saúde mental, coordenadoras dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a coordenação da Atenção Primária estiveram presentes.

Durante o encontro, diversas temáticas foram abordadas, incluindo projetos e propostas terapêuticas, mediações, rede de cuidado, sinais e sintomas, e cuidados clínicos. Essa colaboração entre os setores reforça o cuidado integral oferecido aos pacientes atendidos nos serviços.

É previsto que a Atenção Primária e a coordenação da saúde mental se reúnam semanalmente, uma vez por semana, em uma das unidades. Já foram realizados dois encontros, um na UBS Central e outro na unidade do Centro Alto.

Com mais de 10 anos de atuação no cuidado à saúde mental em Ribeirão Pires, a coordenadora da unidade do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) Adulto, Cristiane Teodoro, ressalta a importância da união da rede. “O matriciamento fortalece o cuidado oferecido aos nossos pacientes. Hoje, a Atenção Primária oferece serviços como grupos de psicoterapia e psicoeducação, criando um ambiente que facilita a transição do paciente entre os serviços”, destacou.

A Rede de Atenção Psicossocial em Ribeirão Pires também inclui a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de urgência/emergência, Centro de Especialidades Médicas e Hospital Maternidade São Lucas. Os CAPS da cidade atendem casos graves e persistentes e, além da unidade adulta, há também a unidade para álcool e outras drogas, bem como a unidade infantojuvenil.

Foto: Fernando Coutinho/PMETRP

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher