InícioSuzano1º Plano Municipal de Assistência Social de Suzano é apresentado no Cineteatro

1º Plano Municipal de Assistência Social de Suzano é apresentado no Cineteatro

Documento foi entregue pela presidente do Comas a representantes do Executivo e do Legislativo da cidade durante o evento

O 1º Plano Municipal de Assistência Social de Suzano foi apresentado nesta sexta-feira (26/04), no Cineteatro Wilma Bentivegna, durante a primeira Jornada de Informações Sociais (JIS) de 2024. O documento foi entregue pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Cristiana do Nascimento, ao secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e ao vereador Pedro Ishi, que representaram, respectivamente, os Poderes Executivo e Legislativo da cidade.
O conteúdo do plano detalha informações relacionadas ao trabalho desenvolvido, por exemplo, pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Dentre os números, destaca-se o crescimento da quantidade de famílias beneficiárias do Bolsa Família em Suzano nos últimos 20 anos, subindo de 6 mil para 25 mil contemplados. Além disso, também foi registrada as mais de 138 mil pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), que garante acesso a programas municipais, estaduais e federais de Assistência Social.
Cerca de cem pessoas participaram do evento, que contou com a presença especial do responsável pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Leste – Mogi das Cruzes, José Resende Filho, representando o governo do Estado. Além dele, prestigiaram a solenidade profissionais dos Cras e do Creas e representantantes das entidades Kolping do Jardim São José; Associação Parque Umuarama; Associação Reduca; Associação Paulista de Esporte, Cultura e Cidadania (Apecc); Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente à Criança Esperança (Aamae); Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis); e Instituto Virtutis; assim como dos Conselhos Municipais do Idoso (Comid); dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas); e de Segurança Alimentar (Consea).
A atividade foi conduzida pelo diretor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Santiago de Araújo, que também estava acompanhado dos demais diretores da pasta, Luis Carlos Geraldo e Regiane Borges, além do psicólogo social Joari Carvalho.
O público presente fez parte dos debates que deram origem ao instrumento apresentado, que reúne contribuições das partes envolvidas nas políticas públicas de assistência social do município, como os conselhos municipais, a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os usuários, que foram ouvidos durante audiências e consultas públicas. As informações colhidas foram complementadas com dados referentes ao diagnóstico promovido por diferentes setores da Secretaria Municipal de Assistência Social, como a Vigilância Socioassistencial, a Proteção Básica e a Proteção Especial. O período retratado pelo plano compreende ações iniciadas em 2022 e que serão desenvolvidas até 2025.
Autoridades
O responsável pela Drads da Regional de Mogi das Cruzes, José Resende Filho, parabenizou Suzano por essa conquista. “Fico muito feliz de saber como a cidade tem lidado com a Assistência Social. O trabalho do Suas e da Vigilância Socioassistencial tem garantido perenidade para as políticas públicas e identificando as vulnerabilidades no município”, afirmou.
A presidente do Comas pontuou que o evento desta sexta-feira representa um passo fundamental para o aprimoramento das políticas públicas de Assistência Social na cidade. “A concretização do plano é de suma importância para todos nós, pois promove as garantias dos atendimentos aos usuários e suas demandas. O documento dá mais condições para que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas que são assistidas no município”, explicou Cristiana.
O vereador Pedro Ishi ressaltou a participação coletiva para elaboração do plano. “Fiquei muito impressionado com a quantidade de pessoas presentes. Temos uma representação expressiva da nossa população por meio de tantos conselhos e entidades. Certamente, as ações deste instrumento contemplarão muitas famílias de nossa cidade e resultarão em grandes avanços para Suzano no setor”, avaliou o parlamentar.
Por sua vez, o secretário Garippo destacou que o documento garante a estrutura necessária para que novas iniciativas possam ser implementadas na cidade. “O plano é uma ferramenta que nos dá perspectivas, um alicerce para as próximas conquistas. Foi um trabalho feito a muitas mãos e muitos olhares, para que representasse a nossa realidade. Agradeço a todos os envolvidos, como a Drads, o Comas, o Comdicas, o Comid, os Cras, os Creas e o Suas”, ressaltou o titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.
Jornada
O primeiro encontro da JIS em 2024, que também promoveu um diálogo sobre os impactos do Bolsa Família, com a participação da pesquisadora, professora colaboradora da Universidade de Campinas (Unicamp) e autora do livro “Vozes do Bolsa Família”, Walquíria Leão Rego, abre um ciclo de eventos sobre esta e outras temáticas da Assistência Social. Já estão previstas outras atividades ao longo do ano, programadas para 28 de junho, 27 de setembro e 13 de dezembro. Todas serão dedicadas a socializar e debater informações e experiências próprias e de outros lugares com o Bolsa Família. O programa é gerenciado pela União, implementado em parceria com o município e completa 20 anos de atendimento à população em 2024.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher