InícioMogi das cruzesMogi das Cruzes recebe selo que atesta boas práticas de governança e...

Mogi das Cruzes recebe selo que atesta boas práticas de governança e inovação

Mogi das Cruzes foi premiada com o Selo CSC GovTech, que identifica boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação. O evento aconteceu na segunda-feira (29/4), em São Paulo, e contou com a presença do secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, que recebeu a premiação. Este selo avalia as ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras em cinco dimensões de caráter autodeclarado, para que possam nortear seus ecossistemas de inovação.
As dimensões analisadas pelo selo são: políticas e estratégias de inovação, participação e colaboração das hélices da inovação, transparência e acesso à informação, cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação. Para Torres, a premiação confirma o compromisso da atual gestão em oferecer um ecossistema de inovação na gestão publica, além de reforçar o compromisso com a transparência de informações e utilização de dados para tomada de decisão:
“Este é um compromisso do prefeito Caio Cunha desde o início de seu mandato, trazer as melhores práticas e ferramentas que já são utilizadas na área privada para a gestão publica e Mogi das Cruzes já está sendo destaque no Brasil e fora do país por práticas que implementamos, como por exemplo o LIGA – Laboratório de Inovação em Governo Aberto, e as ações implementadas na Ouvidoria com o Colab”, disse Torres.
O secretário complementou: “A retomada de crescimento de emprego e renda na nossa cidade demonstra claramente esse destaque. Passamos a ser uma cidade que, além de utilizar ferramentas modernas na gestão, também apresentamos um ambiente propício para empresas de tecnologia, com ações como o novo Pipa Hub, os ciclos de aceleração de startups e também com incentivos fiscais para esses segmentos. Estamos avançando e queremos progredir cada vez mais”, observou.
A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS, no intuito de promover boas práticas de governança de ecossistemas de inovação, desenvolveu esta ferramenta para auxiliar na avaliação e reconhecimento de boas práticas municipais. Ao lado de Mogi das Cruzes, capitais brasileiras conquistaram o selo bronze, como Cuiabá, Fortaleza, Manaus e Vitória, além de municípios como Santos, Jundiaí e São Caetano do Sul.
Outros prêmios
Em junho de 2023, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, recebeu a certificação internacional What Works Cities, que foi anunciada diretamente de Nova York, no portal da Bloomberg Philanthropies. Mogi é uma das sete cidades a obter a certificação e uma das duas do Brasil a ser reconhecida pelo bom gerenciamento de dados, para tomar decisões políticas, distribuir recursos entre as secretarias e melhorar os serviços oferecidos à população.
Já em 2022, Mogi das Cruzes obteve o nível ouro no Programa Nacional de Transparência Pública, uma iniciativa que promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do poder público. A cidade ficou à frente de entidades estaduais como a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça, além do Governo e da Assembleia Legislativa paulistas. O índice mogiano de transparência foi de 86,62%, o que significa que o município atende 100% dos critérios essenciais e apresenta nível de transparência entre 85% e 94%.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher