Foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (20) a Moção nº 85/2023 de autoria dos vereadores Juliano Botelho (PSB) e Edinho (MDB). A iniciativa concede votos de aplausos e congratulações à Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes pela organização do Campeonato da Primeira Divisão Especial e aos times Bomtivê Futebol Clube, campeão, e G. E. Vila Industrial, vice-campeão.
“Nós viemos acompanhando as dificuldades dos organizadores, muitas vezes não tem funcionário para fazer as marcações de campo, recebendo ajuda dos familiares e vimos a necessidade de fazermos essa propositura reconhecendo o trabalho que foi feito. Mas, ao mesmo tempo dizer que não tinha ninguém da Secretaria de Esportes no evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas”, explicou um dos autores da Moção, Juliano Botelho.
“A Liga é muito bem presidida pelo nosso amigo William, não pude estar presente, mas acompanhei pelas redes. É muito bonito ver os meninos para quem dei aula participando. E como presidente da Comissão de Esportes nos colocamos a disposição para o que precisar se for necessário convidamos o secretário para conversar e sanar todas as dúvidas”, destacou o vereador Professor Eduardo Ota (PODE).
“Todos os domingos estou na beira dos campos, tenho transitado em todos os campos da nossa cidade e essa é uma das pautas da nossa cidade. Vemos a dificuldade que a Liga passa, hoje temos quase 300 times de futebol nas modalidades campo, salão, e os campinhos de terra vem perdendo espaço para a especulação imobiliária, os que sobrevivem não têm uma qualidade boa. Também quero reclamar a ausência de uma ambulância num evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas, nenhuma foi destacada para lá”, parabenizou o autor da propositura Edinho.
O presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE) falou sobre a mobilização que ocorre em torno do futebol amador, com presença de público por vezes maior que nos eventos profissionais. “Infelizmente a cidade carece de campos, não só onde já havia como Jardim Lair, mas também em bairros novos. É necessário que os bairros da divisa, nos bairros longínquos disponham de áreas de lazer e campos de várzea. A gente precisa de uma Moção dessa para reforçar esse debate e lembrar destas demandas”, destacou Furlan.
“Além dos campos precisamos investir nos centros esportivos, como o de Taiaçupeba, o de Biritiba Ussu, o de Brás Cubas, Vila Jundiaí, Jundiapeba que precisam melhorar, sabemos que os recursos são poucos, mas dá para buscarmos investimentos junto às emendas parlamentares ou com a Secretaria Estadual de Esporte. Sabemos do esforço que o William faz para tocar a Liga, mas precisamos chama-lo para conversar com a Comissão de Esportes e conhecer as demandas necessárias para que esses eventos possam ter mais segurança para os jogadores e para o público”, complementou o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).